A juventude em Portugal tem os seus direitos consagrados no artigo 70º da Constituição da República Portuguesa. De forma a melhorar as políticas públicas de Juventude, está previsto o desenvolvimento de um Plano Nacional que tem como objetivo principal a efetivação dos direitos dos/das jovens.
Pretende-se conhecer a visão e as ideias para a juventude em Portugal nos próximos três anos, a partir das quais o governo poderá desenvolver uma estratégia adequada para a Juventude, criando ou melhorando serviços, programas, projetos e iniciativas nas mais variadas áreas de interesse e necessidade.
A auscultação aos jovens portugueses entre os 15 e 30 anos, sobre as prioridades para a construção de um Plano Nacional para a Juventude que dinamize o setor nos próximos anos é uma prioridade e para esse efeito está a ser desenvolvida uma campanha de sensibilização com cartazes da iniciativa em locais de passagem e alertas a todos os jovens para a importância da participação cívica nesta iniciativa.
Para conhecer as perspetivas dos/as jovens, é possível que os/as mesmos/as respondam a um breve questionário online, anónimo e confidencial, disponível até 31 de outubro.