Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Economia Social | Universidade Católica Portuguesa – Porto
Desenhada a partir de uma prática diversificada no trabalho no terreno com ou em organizações de Economia Social, esta Pós-Graduação conta com outro ingrediente muito importante para o sucesso de qualquer projeto: uma equipa de trabalho qualificada académica e profissionalmente, multidisciplinar, muito coesa e motivada, cujos membros foram tecendo estas relações de trabalho em equipa ao longo de vários anos e em vários contextos. Uma outra componente que constitui a base sólida para este curso tem que ver com os parceiros: organizações de excelência nas áreas que tomaram a seu cargo e que disponibilizaram para a lecionação, docentes colaboradores com responsabilidades de topo na respetiva organização.
Objectivos
Esta Pós-Graduação está organizada de maneira a contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências:
- análise das especificidades económicas das Organizações de Economia Social, do seu contexto socioeconómico e das implicações que daqui resultam para a sustentabilidade destas organizações;
- organização de processos de planeamento estratégico, marketing e accountability;
- gestão de pessoas numa perspetiva estratégica;
- compreensão da informação contabilística e do enquadramento jurídico e fiscal relevante para a atividade das Organizações de Economia Social;
- preparação, gestão e avaliação de projetos com base em metodologias participativas e potenciadoras de Inovação Social.
Número de vagas e critérios de seriação de candidatos
O curso de pós-graduação compreende um número máximo de 25 vagas.
Quando o número de candidatos exceder o número de vagas, os candidatos serão seriados com base no currículo académico e profissional. Poderá adicionalmente ser realizada uma entrevista, com o objetivo de conhecer as motivações do candidato para a frequência do curso de pós-graduação, bem como esclarecer elementos complementares à avaliação curricular. Quando marcada, a não comparência à entrevista poderá determinar a eliminação do candidato.
Esta Pós-Graduação destina-se principalmente, mas de modo não exclusivo, aos seguintes tipos de pessoas:
- Dirigentes (membros dos órgãos sociais ou quadros técnicos) e outros quadros de organizações de economia social;
- Prestadores de serviços de consultoria a organizações de economia social;
- Empreendedores sociais;
- Funcionários de organismos da Administração Central e Local com actividades relacionadas com as organizações de economia social.
Também são bem vindas pessoas com uma formação de base de nível superior que pretendem iniciar um actividade relacionada com estas organizações, incuindo uma actividade de voluntariado.
O curso funcionará na modalidade de ensino combinado (blended learning), conjugando aulas em regime presencial e online, em horário pós-laboral, às sextas-feiras das 16h30 às 20h30 e sábados das 09h00 às 13h00, num total de 192 horas.
Pretende-se que decorra entre outubro de 2020 e junho de 2021.
CANDIDATURAS 2020/2021 – 9ªedição
Aviso de Abertura – disponível aqui
Inscrições: 01 setembro a 23 outubro 2020
Início das aulas: 30 outubro
Mais info aqui