Estão abertas as candidaturas para a edição de 2022 dos Prémios Caixa Social. Com uma dotação total de 500 mil euros, os projetos selecionados serão premiados com valores compreendidos entre os 5.000€ e os 20.000€.
Esta edição tem como objetivo contribuir para o Crescimento Sustentável e Inclusivo apoiando projetos que deem resposta aos atuais desafios e problemáticas sociais e ambientais desenvolvidos nos seguintes domínios:
- Recuperação e Resiliência –na promoção do empreendedorismo social e no apoio a projetos com carácter inovador e impacto social, empreendidas por entidades do 3º Setor Social, junto de diferentes grupos-alvo e na contribuição para a promoção da capacitação e requalificação de forma a potenciar a criação, retenção de emprego e/ou reconversão do posto de trabalho;
- Transformação e Capacitação Digital –no apoio ou estimulação/reforço da inovação social, digital e a transformação digital das Instituições e na inclusão dos utentes através da capacitação em competências digitais promovendo, paralelamente, a inclusão financeira e social;
- Economia Verde e Transição Ecológica –na promoção da reutilização de recursos, para acelerar a transição para a neutralidade carbónica através da intervenção em áreas estratégicas como o mar, a economia circular, a descarbonização da indústria, a eficiência energética, as energias renováveis e a mobilidade sustentável.
Pretende-se identificar soluções reais e aplicáveis que respondam aos principais desafios de gestão no setor social, potenciando o impacto das organizações e promovendo o reforço, a requalificação e a inovação das respostas sociais, em linha com o Plano de Recuperação e Resiliência da União Europeia.
O Júri é composto por membros independentes, convidados pela Caixa: Eduardo Graça, Filipe Almeida, Filipe Santos, María Gil e Viriato Soromenho Marques. E presidido por António Farinha Morais, Presidente do Conselho de Administração da CGD.
Podem encontrar toda a informação, regulamento e formulário de candidatura no site da CGD.