O IEFP apresentou no dia 12 de dezembro os resultados do «Projeto-Piloto Semana de Quatro Dias». O evento decorreu na Casa de Desenho em Lisboa, e contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, e do Presidente do Conselho Diretivo do IEFP, Domingos Lopes.
A CASES, entidade que aderiu ao programa sob alçada do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com implementação integrada no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, esteve igualmente representada na sessão.
O projeto-piloto, iniciado em junho de 2023, visa proporcionar uma experiência de seis meses na implementação da semana de quatro dias de trabalho, voluntária e reversível, sem contrapartida financeira do Estado, apenas com suporte técnico e administrativo. Mais de mil trabalhadores em 41 empresas portuguesas participam, incluindo empresas do setor social, da indústria e do comércio, distribuídas por 10 distritos, com Lisboa, Porto e Braga como principais localizações.
Estas são as principais conclusões do estudo:
- 41 empresas experimentam a semana de quatro dias em Portugal, abrangendo mais de 1000 trabalhadores;
- 95% das empresas avaliam positivamente o teste até agora;
- Em média, a semana de quatro dias envolveu uma redução das horas semanais de 13.7%;
- 58.5% das empresas proporcionam um dia livre por semana;
- 41.5% optaram por uma quinzena de nove dias;
- Frequência de sintomas negativos a nível de saúde mental diminuiu significativamente;
- Níveis de exaustão pelo trabalho reduziram-se em 19%;
- Percentagem de trabalhadores que sente ser difícil ou muito difícil a conciliação entre trabalho e família desceu de 46% para 8%.
Consulte aqui o estudo.