Redecool na Imprensa

By Notícias Comentários fechados em Redecool na Imprensa



06.08.2015
Redecool na Imprensa

Redecool promove a integração de jovens desfavorecidos

Um novo núcleo de jovens está a despertar a curiosidade e interesse na comunidade envolvente da Alta de Lisboa ao lançar um conjunto de novas iniciativas locais desafiantes que visam estimular a participação ativa de públicos mais desfavorecidos.

Integrados desde o início num percurso de formação teórica e prática que decorreu nos meses de abril, maio e junho, os participantes da Redecool estão agora a lançar os seus projetos profissionais, a desenhar workshops temáticos, a colaborar em grupos de discussão,e não menos importante, a liderar na conceção e implementação de 3 iniciativas locais.

Para além das atividades próprias, todas as semanas são apresentadas novas propostas de participação em formação ou workshops recomendados pela Micre em diversas entidades externas (p.e., Alto Comissariado para as Migrações, Vodafone Labs) e sempre que faça sentido procuramos motivar e apoiar em candidaturas a prémios e concursos de empreendedorismo.

Projetos profissionais com futuro

Com a orientação da Micre – Associação Microcrédito Portugal, Abydel conta como conseguiu implementar a sua campanha de crowdfunding: “sem o apoio da Micre e do coordenador local da Redecool, não teria encontrado o melhor caminho para poder promover o meu filme (documentário)”. Outra participante, Rosa Coelho, espera poder ainda participar na próxima formação em cidadania e igualdade de género, a realizar em setembro, e encontrar parceiros para poder candidatar-se à Medida Emprego Jovem Ativo. Já Andreia Lima irá frequentar um estágio profissional num museu e nos tempos livres vai contar com apoio de coaches da Micre para desenvolver um negócio social na área da cultura.

Iniciativas Locais Envolventes – Redes Colaborativas para o Emprego Local Jovem

Em simultâneo com o programa de coaching que se vai iniciar no segundo semestre da Redecool (com enfoque em 9 jovens e com uma equipa multidisciplinar de coaches da Micre), os colaboradores do núcleo local estão a conceber três iniciativas que têm como objectivo a captação de jovens talentos e por vezes, recursos pouco utilizados na comunidade.

O projeto Redecool Emprego Jovem é promovido a nível nacional pela ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, em parceria com a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, tendo sido aprovado no quadro do Programa Cidadania Ativa, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e financiado pelo EEAGRANTS.

  • Share: