No âmbito da prossecução das suas atribuições, a CASES tem divulgado anualmente, desde 2018, o ranking das maiores Cooperativas em Portugal. À semelhança das publicações anteriores, este relatório apresenta os dados estatísticos mais relevantes de 2021 relativos às 100 maiores Cooperativas Portuguesas ordenadas pelo Volume de Negócios e às 20 maiores Cooperativas de Crédito ordenadas pelo Total do Ativo Líquido. São também apresentadas, quando aplicável, as 5 maiores Cooperativas por Ramo, compostas por diversas Cooperativas que não pertencem às 100 maiores.
Este relatório mantém também a divulgação dos principais rácios económico-financeiros, comparações com o ranking de 2020 e valores da Economia Nacional, e o contributo destas Cooperativas para alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em particular o ODS 8 – Trabalho digno e Crescimento Económico e o ODS 5 – Igualdade de Género.
A CASES pretende assim com este ranking dar visibilidade às atividades do Setor Cooperativo Português, contribuindo para o seu melhor entendimento e reconhecimento, de particular relevância no ano de 2021, considerando os efeitos sociais e económicos provocados pela pandemia da COVID-19 sentidos ainda neste ano.
Neste Estudo a CASES dá nota de que o Volume de Negócios global destas cooperativas em 2021 foi cerca de 2,74 mil milhões de Euros, e criaram mais de 7 800 postos de emprego, dos quais 46,4% preenchidos por mulheres. Revela igualmente, que o Ativo Líquido global das 20 maiores Cooperativas de Crédito em 2021 foi, em termos nominais, 3,7% superior ao valor de 2020, o que representa cerca de 24,45 mil milhões de Euros.