Em 2021 registou-se o maior número de credenciais cooperativas emitidas em 12 anos.
Segundo o Relatório “Demografia do Setor Cooperativo – 2021”, elaborado pela CASES, verificou-se nesse ano um saldo demográfico negativo. Esse resultado explica-se pelo número de cooperativas extintas em 2021, sendo que cerca de dois terços das extinções registadas tiveram origem em processos administrativos de dissolução nos termos previstos no regime jurídico dos procedimentos administrativos de dissolução e de liquidação de entidades comerciais e na legislação tributária.
Assim, deduzindo o efeito acima referido da evolução demográfica cooperativa em 2021, fazendo-a desse modo refletir a mortalidade “natural” do sector nesse ano, observar-se-ia um saldo demográfico positivo à semelhança do observado em 2020, correspondendo ao terceiro maior dos últimos 11 anos apesar dos impactos negativos sentidos na sociedade e na economia nacional decorrentes da pandemia mundial.
O relatório analisa ainda o comportamento do processo de credenciação de cooperativas em 2021, atribuição pública da CASES, sendo de destacar o maior número de credenciais emitidas desde a constituição da CASES – 985. De notar que os constrangimentos enfrentados pelas cooperativas em virtude da crise sanitária continuaram a impactar a credenciação cooperativa durante 2021, sobretudo no que toca à alteração do pico habitual de emissão de credenciais do segundo trimestre do ano para o terceiro. Porém, 2021 revela uma maior aproximação ao comportamento mensal de credenciação observado em anos anteriores à pandemia, sinalizando assim um retomar à normalidade deste processo.
L I N K – Relatório