17.12.2014
Santas Casas da Misericórdia de Lisboa e do Porto reforçam acordo de colaboração
As Santas Casas da Misericórdia de Lisboa e do Porto reuniram esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, com os parceiros estratégicos da Plataforma Operacional do BIS no Porto para assinalar um novo modelo de articulação e financiamento da Plataforma. A reunião serviu também para fazer um balanço do trabalho realizado ao longo do último ano e projetar o futuro.
A Plataforma Operacional do Porto (POP) do Banco de Inovação Social (BIS) é o resultado da parceria estabelecida há um ano entre as Misericórdias de Lisboa e do Porto com 14 instituições públicas e privadas. Esta plataforma visa estimular iniciativas que promovam o empreendedorismo e a inovação social, reforçando o envolvimento da sociedade local.
O Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, reforçou o empenhamento da instituição na concretização do projeto, acrescentando que o objetivo é “aproveitar o enfoque do Quadro de Referência 14/20 na área da inovação social para se candidatar a fundos comunitários, dentro do quadro nacional, mas também diretamente a Bruxelas, com candidaturas intercomunitárias”. O Provedor considera que a Plataforma tem neste momento “todas as condições para se afirmar através de resultados concretos”.
O presidente do Conselho Operacional do BIS, António Carneiro Jacinto, mostrou-se igualmente satisfeito com as últimas notícias recolhidas durante uma reunião decorrida recentemente em Bruxelas sobre os programas de candidatura em curso para esta área. O também diretor do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa adiantou ainda que “muito em breve” serão enviados a todos os parceiros informações pertinentes neste âmbito. No encontro foi anunciada também a realização, ainda este ano, de uma reunião do Conselho Executivo do Fundo BIS, entre as Santas Casas da Misericórdia de Lisboa e Porto, o Montepio Geral e a Caixa de Crédito Agrícola para definir o novo modelo de financiamento.
Após a reunião com os parceiros, em que estiveram presentes também tutores e empreendedores, os representantes da equipa operacional reuniram para articular prazos, modelo e divulgação dos projetos-piloto. O Programa de Cidadania será o primeiro projeto desta Plataforma, que tem como finalidade promover a valorização e o reconhecimento da participação dos cidadãos em iniciativas identificadas como socialmente relevantes e com impacto na sociedade.
Fonte: BIS