Ser Voluntário(a) é… | Carlota Maia #1

By Voluntariado Comentários fechados em Ser Voluntário(a) é… | Carlota Maia #1

«Ser Voluntário(a) é….» é uma iniciativa liderada pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, que pretende dar a conhecer testemunhos(as) de voluntariado, por parte de voluntários(as) e intervenientes da área.

.

Carlota Maia – 21 anos – Estudante de Mestrado

Projeto ComViver 100 Idade, dezembro de 2024

A Carlota tem 21 anos, estudante de Mestrado e procurou o Voluntariado como uma oportunidade para crescer e aprender mais, pois ainda nunca tinha realizado nenhuma experiência nesta área.

Foi nesta intenção que Carlota encontrou o Município de Mafra, mais precisamente o Banco Local de Voluntariado, onde viu que estavam à procura de voluntários(as) para integrar o projeto ComVIVER 100 Idade.

CASES: «Já tinhas desenvolvido outras experiências de voluntariado?»

Carlota: «Não, e para começar procurei a Câmara Municipal de Mafra, quando me apercebi que estavam à procura de voluntários(as) para projetos».

Na altura, Carlota procurava ações de voluntariado que tivessem como principal beneficiário as crianças, mas não foi a falta de ações nesta categoria que fez mudar de ideias. Antes de entrar no ComVIVER 100 Idade, Carlota esteve um mês a dar apoio a candidaturas à habitação social – onde aprendeu que ainda há muitas pessoas que não têm habilitação literária nem conhecimento básico digital.

Em dezembro de 2024, Carlota entrou no projeto COMViver 100 Idade, onde tem estado a fazer companhia em dupla à Dona Eulália – uma senhora da Ericeira, onde a conversa entre as voluntárias e a beneficiária prevalece mais do que fazer outras atividades.

Carlota: «Podemos criar outro tipo de atividades dentro do nosso horário de Voluntariado. Mas a Dona Eulália gosta muito de conversar. E o tempo passa tão rápido. Aprendemos tanto».

E esta atividade tem sido algo que tem surpreendido a Carlota em termos positivos. «Fazemos sempre uma hora de voluntariado, mas por vezes até é mais, porque conversamos muito com a Dona Eulália. O facto de termos sempre um tema para falar com os(as) idosos(as) é uma vantagem. É uma diferença de idade muito grande – entre voluntários(as) e idosos(as) – e acabamos sempre por aprender alguma coisa. Os(as) idosos(as) têm muito para nos dar e nós a eles(as)».

Esta ação terá a duração de seis meses, sensivelmente, mas a Carlota assegura que está disposta a continuar, seja neste projeto da ComVIVER 100 Idade, seja noutros projetos que o Município de Mafra tenha para oferecer, noutras valências.

CASES: «Recomendarias uma ação de voluntariado a alguém?»

Carlota: «Recomendaria o Voluntariado a toda a gente. Acabamos por ter uma expetativa do que vai ser, mas, no final, acaba sempre por nos surpreender. O que damos parece um gesto simples, mas faz toda a diferença. Recomendo qualquer tipo de voluntariado, tenha a duração que tiver. Vale a pena».

.

Agradece-se o contributo da Carlota para a recolha deste testemunho.

.

Gostaria que o seu testemunho fosse divulgado na nossa página? Envie-nos uma mensagem para [email protected]

Este testemunho foi gravado a 17 de janeiro de 2025.
  • Share: