Decorreu, no passado dia 18 de abril, a Sessão Temática “A Economia Social e o relacionamento com o Estado”, no Espaço AGROS, na Póvoa de Varzim. É a segunda iniciativa no âmbito do Congresso Nacional da Economia Social, e contou com a presença de figuras relevantes para o setor e cerca de 300 participantes.
Na sessão de abertura, numa reflexão global sobre o setor da economia social, estiveram presentes, o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, o Presidente da Agros, e anfitrião da iniciativa, José Fernando Capela, o Padre Vítor Melícias, e o Presidente da Comissão Organizadora do Congresso Nacional da Economia Social, Francisco Silva.
Após as intervenções, o presidente da Direção da CASES, Eduardo Graça, apresentou o livro “Conta Satélite da Economia Social”, um trabalho conjunto do INE e da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, seguindo-se uma apresentação técnica dos resultados divulgados.
O Presidente do Conselho Económico Social (CES), António Correia de Campos, foi o orador convidado para o painel sobre o CES, como órgão constitucional de consulta e concertação social, e da participação dos agentes económicos e sociais nas decisões políticas em matérias socioeconómicas do diálogo entre Governo, Parceiros Sociais e restantes representantes da sociedade civil. Seguiu-se a conferência sobre o Crédito Agrícola e a Economia Social, tendo como convidado, Licínio Pina, Presidente do Conselho de Administração Executivo da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo.
Nos trabalhos do período da tarde, o arranque da sessão incidiu sobre as Parcerias Público-Sociais, tendo como oradora principal, Rita Calçada Pires, Professora da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, e como convidados para reflexões, Lino Maia, Presidente da CNIS, Nelson Silva, Vice-Presidente da UMP (Mutualidades), Manuel de Lemos, Presidente da UMP (Misericórdias), Rogério Cação, Presidente da CONFECOOP, e como moderador, Edmundo Martinho, Vice-Provedor da SCML.
Após um breve debate e tempo para responder a questões colocadas pelos participantes, seguiu-se o painel sobre o Estado, os fundos comunitários e o desenvolvimento territorial, sendo Arlindo Cunha, docente da Universidade Católica do Porto, o orador convidado para refletir sobre o tema. Após a sua intervenção, Francisco Silva, Secretário-Geral da CONFAGRI, moderou uma mesa redonda que teve como intervenientes, Aldina Fernandes, Secretária-geral adjunta da CONFAGRI, Jorge Faria, Representante da ANMP no CNES, Luís Braga da Cruz, Presidente do CPF, e Marco Domingues, Presidente da ANIMAR.
A 2.ª sessão temática do Congresso Nacional da Economia Social foi encerrada pelo Comendador Manuel Santos Gomes, Presidente da CONFAGRI, e pelo Padre Vítor Melícias.