

Gratidão pela disponibilidade de cada um(a) | 1 de dezembro de 2025
Fundação Domus Fraternitas | Vila Verde
A Fundação Domus Fraternitas realizará uma sessão de reconhecimento para todos(as) os(as) voluntários(as) do Centro de Acolhimento «O Poverello», de forma a agradecer aos voluntários(as) o seu empenho e disponibilidade.
Saiba mais, aqui.

Voluntariado na Loja Social // Natal das crianças | 3 de dezembro de 2025
Loja Social de S. Lázaro e S. João do Souto | Braga
Na Loja Social de S. Lázaro e S. João do Souto, uma equipa de voluntários(as) de diferentes idades e multicultural interage com beneficiários, igualmente multicultural, na Loja Social.
Os voluntários recepcionam e procedem à triagem dos donativos, organizam nos respetivos lugares e ajudam os beneficiários a encontrarem os bens que procuram . A multiculturalidade dos voluntários permite um atendimento mais personalizado e acolhedor. Esta atividade decorre todo o ano, aos sábados.
A Loja Social de S. Lázaro e S. João do Souto ainda preparará o Natal das crianças, no dia 3 de dezembro de 2025.
Saiba mais, aqui.

Ação de Voluntariado Domus | 5 de dezembro de 2025
Associação Domus | Braga
A Associação Domus prepara uma ação de voluntariado em Tadim, que tem como principal objetivo o reforço de isolamento, áreas comuns e interiores no processo de transformação de uma antiga fábrica de móveis em seis apartamentos a custos controlados.
Saiba mais, aqui.

Uma celebração do espírito que nos une – Somos IMA | 5 de dezembro de 2025
Instituto Monsenhor Airosa | Braga
No âmbito da celebração do Dia Internacional do Voluntariado, que se assinala a 5 de dezembro, foi preparada uma iniciativa cultural e de partilha especialmente dirigida a todos os voluntários do IMA.
O programa incluirá uma visita guiada conduzida pelo Dr. Ernesto Português, durante a qual serão partilhados aspetos relevantes da história do IMA.
A iniciativa culminará com um momento de partilha, que contará com testemunhos de voluntárias convidadas e com a apresentação de um vídeo de agradecimento preparado pelas nossas utentes.
Esta data constitui uma oportunidade privilegiada para reconhecermos o valor inestimável do contributo de cada voluntário.
No IMA, o voluntariado representa um gesto profundo de solidariedade e dedicação, que enriquece e dá sentido à nossa missão diária.
Este encontro será uma celebração do espírito “Somos IMA”, permitindo reforçar laços e evidenciar o impacto transformador do voluntariado, sempre alinhado com os valores.
Saiba mais, aqui.

Comemorações do Dia Internacional do Voluntário 2025
Município de Guimarães | Banco Local de Voluntariado de Guimarães
O Município de Guimarães, por via do Banco Local de Voluntariado, dedica este dia exclusivamente aos voluntários do BLV, uma vez que, o contributo dos voluntários na comunidade é reconhecido, dada a sua enorme disponibilidade, altruísmo, confiança e dedicação.
Como já tem sido habitual, o reconhecimento dos voluntários é sempre o ponto de enfoque destas comemorações.
Atividades: Pelo Centro Histórico da cidade de Guimarães- Peddy Paper, visita virtual pela cidade e almoço convívio com animação de DJ no restaurante Quinta da Corredoura, com entrega de lembranças.
Saiba mais, aqui.

Mês do Voluntariado - Dia Internacional do Voluntário | 2 a 5 / 16 de dezembro de 2025
Barcelos + Voluntário | Município de Barcelos
O Barcelos + Voluntário, Banco Local de Voluntariado de Barcelos, está a promover o Mês do Voluntariado, um programa que tem por objetivo comemorar o Dia Internacional do Voluntário, através de várias atividades.
Entre as atividades a desenvolver, terá lugar o Open Day “Vem Conhecer o Voluntariado”, em que as organizações parceiras inscritas abrem portas à comunidade para mostrar o trabalho desenvolvido ao nível do voluntariado; ações de sensibilização junto dos alunos do 1.º ciclo com a peça de teatro “A Força do Voluntariado”; inauguração da exposição “O Coração do Voluntariado; e uma formação em ”Iniciação ao Voluntariado” para pessoas voluntárias.
No dia 5 de dezembro pelas 18h00 terá lugar a Cerimónia de Reconhecimento Barcelos + Voluntário no Auditório Municipal dos Paços do Concelho.
No dia 16 de dezembro ainda se realizará uma formação «Iniciação ao Voluntariado».
Saiba mais, aqui.

Colheitas de Sangue | 1 a 5 de dezembro de 2025
FAS - Federação das Associações de Dadores de Sangue - PORTUGAL | Vila Nova de Famalicão
Associação de Dadores de Sangue de Vila Nova de Famalicão: 1 de dezembro de 2025
No âmbito das Comemorações da Semana Nacional do Voluntariado, a FAS – Federação de Associações de Dadores de Sangue promove a colheita de sangue em várias associações do país.
As colheitas realizar-se-ão em: Associação de Dadores de Sangue de Vila Nova de Famalicão, Associação de Dadores de Sangue de Torres Vedras, Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Hospital de Tomar, Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Mogofores, Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Santa Maria da Feira.
Saiba mais, aqui.

Semana do Voluntariado | 1 a 7 de dezembro de 2025
Município de Celorico de Basto | Banco Local de Voluntariado de Celorico de Basto
O Banco Local de Voluntariado de Celorico de Basto assinala a Semana do Voluntariado, entre os dias 1 a 7 de dezembro de 2025, sob o lema «Ser voluntário é um gesto de empatia transformador».
No dia 1 de dezembro, haverá a caminhada «Celorico Verde», onde a participação é gratuita mas sujeita a inscrições.
Entre os dias 2 a 5 de dezembro, serão realizadas ações de sensibilização para o Voluntariado para os(as) alunos(as) do nono e décimo ano do Agrupamento de Escolas.
No dia 3 de dezembro, está agendada uma recolha de lixo nas freguesias aderentes.
No dia 5 de dezembro, será assinalado o Dia Internacional do Voluntário com uma campanha digital de sensibilização.
Nos dias 6 e 7 de dezembro, encerra a semana com a recolha de bens alimentares no comércio local.
Saiba mais, aqui.

Histórias para embalar à hora de deitar | 2 a 5 de dezembro de 2025
Associação Nuvem Vitória | Braga
Ação de voluntariado realizada pela Associação Nuvem Vitória que tem por objetivo contar histórias de embalar a crianças internadas em pediatrias nacionais, todas as noites, de dias úteis, entre as 20h e as 22h.
Os voluntários vão, em dupla, aos quartos das crianças e contam histórias, à cabeceira da cama, proporcionando um momento de alegria e calma para o início de uma (melhor) noite de sono, a toda a família, num ambiente tenso, como é o contexto hospitalar.
As ações de voluntariado irão realizar-se, em simultâneo, em hospitais localizados em Braga, Porto (Hospital de São João), Gaia, Leiria, Vila Franca de Xira, Loures, Lisboa (Hospitais de Santa Maria e Dona Estefânia e IPO Lisboa), Cascais (Hospital de cascais e Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão), Amadora, Carnaxide, Almada e Setúbal.
Saiba mais, aqui.

Dia Internacional do Voluntário | 5 de dezembro de 2025
Anima Una - Associação de Apoio Social | Braga
A Instituição Anima Una – Associação de Apoio Social, irá assinalar o dia do Voluntariado com uma pequena reunião, com todos os voluntários, onde terão espaço para partilharem as suas experiencias, ( sucessos e dificuldades), de seguida haverá um lanche/convívio entre todos, oferecido pela Instituição.
No final haverá uma pequena oferta para cada um, entregue pelo Diretor Técnico e por um membro da direção, como reconhecimento do trabalho desenvolvido por cada voluntário ao longo do ano 2025.
Saiba mais, aqui.

Chá Com Abraços | 5 de dezembro de 2025
ACRCabreiros Centro Social António Araújo - IPSS | Braga
Momento de encontro com abraços, chá e docinhos, entre voluntários, direção da ACRC, e representante da Braga Voluntária.
Saiba mais, aqui.