ECPAT
Técnic@s de Apoio Local
% dos Concelhos cobertos
Apoio Técnico
Apoio Técnico à Criação e Consolidação de Projetos | PNM
O Apoio Técnico à Criação e Consolidação de Projetos (ATCP) específico do Programa Nacional de Microcrédito (PNM) contempla o apoio aos promotores pelos Técnicos de Apoio Local das Entidades Certificadas para Prestar Apoio Técnico (ECPAT), no sentido de os capacitar para a concretização do projeto e para a resposta às condições colocadas pela banca para a contratação do empréstimo. O apoio técnico não tem custos para os promotores.
Como solicitar Apoio Técnico para o meu Projeto?
Caso necessite de Apoio Técnico para a elaboração do seu Projeto, contacte a CASES através dos contactos em rodapé para efetuar a solicitação.
A CASES irá disponibilizar uma listagem com os Técnicos de Apoio Local disponíveis no seu concelho. Ao aceder a essa listagem deverá selecionar um Técnico/Entidade e entrar diretamente em contacto para agendar uma reunião.
O Técnico de Apoio Local é uma pessoa especializada neste tipo de projetos, conhecedora da realidade local, que poderá ajudá-lo a elaborar o seu projeto.
É muito importante que o seu Projeto seja pensado e elaborado por si numa primeira fase, podendo posteriormente solicitar Apoio Técnico com o objetivo de serem avaliados os aspetos críticos e de complementar e consolidar o seu Projeto.
Para a primeira reunião com o Técnico de Apoio Local deverá levar uma primeira versão do seu Dossier de Negócio SOU MAIS preenchido e a demais documentação que considere pertinente.
No mapa abaixo poderá visualizar as Entidades disponíveis por distrito.
Estudo «Caraterização, desempenho e impacto do Microcrédito no bem-estar dos microempreendedores»
A UBI – Universidade da Beira Interior, em colaboração direta com a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, realizou um estudo, no âmbito do projeto “The Role of Microcredit in Promoting Financial and Social Inclusion” (PTDC/EGE-OGE/31246/2017), financiado pela FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que teve como principal objetivo medir o impacto do Microcrédito nos empreendedores PNM em diferentes dimensões – rendimento, emprego, sucesso do negócio. Neste estudo, numa vertente mais quantitativa, procurou-se ainda perceber os impactos no bem-estar em quem empreende, observando tópicos como a caraterização dos intervenientes, o seu desempenho, e por fim, o bem-estar.
Rede de ECPAT-PNM
A Rede de ECPAT-PNM é constituída por entidades privadas sem fins lucrativos ou autarquias locais que disponham de serviços de apoio ao empreendedorismo, para o efeito protocoladas pela CASES.
Clique no distrito para consultar as ECPAT.