«Voluntariado | Um espaço a conhecer» é uma rubrica que pretende dar a conhecer as organizações que promovem, defendem e fomentam a prática do Voluntariado, em Portugal, e no Mundo.
Na rubrica desta semana, damos a conhecer a Alliance of European Voluntary Service Organisations, ou mais conhecida por Alliance, uma organização não governamental jovem internacional que pretende defender e representar organizações de serviço voluntário nacional que promovem compreensão intercultural, paz, participação democrática e igualdade.
A Alliance foi fundada em 1982, e está, neste momento, presente em 31 países na Europa, Ásia e América, e detém cerca de 53 membros.
Cada um dos membros da Alliance organiza um programa anual de projetos de voluntariado internacional no seu próprio país, onde faz intercâmbio de voluntários(as) através do Alliance Quality Charter.
No seguimento deste programa, é estimado que, em cada ano, haja uma média de doze mil voluntários(as) jovens que participam em mais de mil e duzentos projetos de comunidade local organizados pelas organizações-membros da Aliiance.
A Alliance detém uma série de projetos de Voluntariado Internacional, em diversos moldes. Vejamos um exemplo destes:
– Workcamps: Esta modalidade é a mais comum dentro da Aliiance. Tem uma duração de duas a três semanas e tem a participação de entre 10 – 20 voluntários(as). Nestes workcamps, os grupos de voluntários(as) trazem novas ideias e experiências pelas comunidades.
– Voluntariado Internacional: Os IVS – International Voluntary Service são organizados pelos membros da Alliance, numa base regional ou nacional, mas sempre em parceria com as comunidades locais. Estas ações são normalmente desenvolvidas nas áreas ambientais, construção, renovação, social, cultural e arqueológico.
– Voluntariado a médio/longo termo: O MTV/LTV é um intercâmbio entre uma pessoa que dá o seu tempo e energia em prol de um projeto, e uma organização anfitriã que a recebe para oferecer ao voluntário(a) a oportunidade para experimentar e conhecer novas pessoas de forma a desenvolver novas capacidades.
– EVS for Inclusion: São projetos que tem, na sua máxima, o princípio da inclusão social dentro do Serviço Voluntário Internacional e dos Workcamps. Um exemplo destes projetos é o projeto Rainbow, que deu a oportunidade a 27 pessoas de participar pela primeira vez num Workcamp.
Para saber mais sobre a Alliance, poderá consultar o seu site, aqui.