«Voluntariado | Um espaço a conhecer» é uma rubrica que pretende dar a conhecer as organizações que promovem, defendem e fomentam a prática do Voluntariado, em Portugal, e no Mundo.
Na rubrica desta semana, falaremos sobre a Associação Mais Proximidade (AMP), uma associação sem fins lucrativos que tem como principal motor o combate ao isolamento e à solidão de idosos(as) situados na zona de Lisboa.
A Associação Mais Proximidade deu início à sua atividade em 2006, onde pouco a pouco se aperceberam de que a solidão e o isolamento eram um problema real na Baixa de Lisboa. A estas, muito se devia às dificuldades de mobilidade, falta de acessibilidade dos prédios ou à rede de apoio insuficiente para estes(as) idosos(as), que aos poucos, se iam sentindo cada vez mais sós.
Neste momento, a AMP tem, «a seu cargo», um total de 120 idosos(as), onde o seu principal objetivo é acompanhá-los da melhor forma, através de uma relação de proximidade e do acesso a serviços essenciais.
A AMP tem os principais objetivos:
– O combate à solidão e isolamento: Através do acompanhamento de proximidade que falta aos idosos(as9; principalmente por falta de rede de apoio familiar, procurando integrar estes na comunidade;
– Promoção da saúde e bem-estar: Trabalho através de parcerias com Unidades de Saúde Familiar para o acompanhamento dos(as) idosos(as) perto da sua área de residência;
– Qualidade de vida no domicílio: Preenchimento de necessidades básicas e fundamentais aos idosos(as) nos seus domicílios, através da ajuda de entidades parceiras, onde são feitas aquisições e doações de bens de primeira necessidade.
Falando em números, a AMP já realizou 563 acompanhamentos médicos, 2441 visitas ao domicílio e 7152 contactos telefónicos, num total de 132 beneficiários apoiados em todas as intervenções da Associação.
No que concerne o Voluntariado, a AMP já conta com cerca de 40 voluntários(as) que se dividem em três tipos de voluntariado na Associação:
– Voluntariado de Acompanhamento: Apoio à Equipa Técnica no acompanhamento dos beneficiários ao longo de deslocações importantes;
– Voluntariado de Proximidade: Construção de relações de proximidade com as pessoas idosas apoiadas pela AMP, através de visitas ao domicílio e/ou contactos telefónicos;
– Voluntariado Técnico: Profissionais que oferecem o seu conhecimento de forma gratuita e o querem partilhar com as pessoas idosas ou com a equipa técnica da AMP.
Para além do Voluntariado, a Associação Mais Proximidade procura outras formas de apoio para a sua instituição, nomeadamente donativos, crowdfunding, associado ou embaixador, entre outras.
Para saber mais sobre a Associação Mais Proximidade, poderá encontrar mais informação no site, aqui.