«Voluntariado | Um espaço a conhecer» é uma rubrica que pretende dar a conhecer as organizações que promovem, defendem e fomentam a prática do Voluntariado, em Portugal, e no Mundo.
Na rubrica desta semana, falaremos sobre a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, numa altura em que voltam as campanhas para a doação de alimentos não perecíveis para o Banco Alimentar contra a Fome.
Neste sentido, a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares (FPBA) é uma Associação sem Fins Lucrativos, que detém o Estatuto de IPSS e pode agrupar-se em Uniões e Confederações, e é uma das principais responsáveis pela tão conhecida Campanha do Banco Alimentar, campanha esta que reúne milhares de voluntários(as) anualmente para a recolha e para a distribuição de alimentos a famílias carenciadas.
Esta instituição representa as delegações existentes do Banco Alimentar (BA) por todo o país, onde consideram que os Bancos Alimentares Contra a Fome são «uma resposta necessária, mas provisória», aquando do artigo 25.º da Declaração Universal dos Direitos do Homem, que apela ao direito da pessoa a um nível de vida suficiente que assegure as necessidades básicas.
Para além da representação dos BA perante poderes públicos, empresas e organizações nacionais e internacionais, a FPBA compromete-se a disponibilizar informação e meios materiais, coordena a ação do Banco Alimentar e efetua a repartição de dádivas a nível nacional.
Através da Campanha do Banco Alimentar, é possível ver o Voluntariado em ação, onde cada Campanha chama milhares de voluntários(as) a ajudar nas delegações do Banco Alimentar da sua zona geográfica, através da recolha nos supermercados, arrumação nos armazéns ou mesmo na distribuição dos alimentos.
Desta forma, a FPBA pretende ser um instrumento de luta contra o desperdício alimentar, para, simultaneamente, recuperar produtos alimentares para quem tem carências em termos económicos, e garantindo, assim, o Direito essencial à Alimentação.
Para saber mais sobre a FPBA, poderá consultar este site, aqui.