«Voluntariado | Um espaço a conhecer» é uma rubrica que pretende dar a conhecer as organizações que promovem, defendem e fomentam a prática do Voluntariado, em Portugal, e no Mundo.
Na rubrica desta semana, daremos a conhecer um pouco mais sobre o Movimento Transformers e o seu envolvimento no Voluntariado.
O Movimento Transformers é uma associação, sediada no Porto, que nasceu através de um grupo de breakdance que ia passando o seu conhecimento a jovens com maior risco de exclusão social, e como o ciclo de aprendizagem e de educação informal continuava, em 2010 foi formalizada e oficializada a Associação Juvenil Transformers.
Desde então, a Transformers tem tido intervenção em várias áreas de atuação: a consciencialização, o associativismo e o Voluntariado.
Dentro destas áreas de atuação, a Transformers desenvolve vários projetos que pretendem envolver toda a comunidade, criando um ciclo de aprendizagem e participação cívica «dos «0 aos 120 anos».
No que respeita o Voluntariado, o Movimento Transformers apresenta os seguintes projetos:
– Escola de Superpoderes: Projeto onde mentores(as) voluntários(as) transmitem conhecimento e partilham talentos a crianças em situação de vulnerabilidade e/ou risco de exclusão social.
– T-bros & T-sis: Programa de tutoria individual para os membros inseridos na Escola de Superpoderes, projetando e valorizando o trabalho individual como ferramenta para capacitar a criança e o seu desenvolvimento cognitivo.
– Co-mentoria: Projeto obrigatório de formação para os(as) mentores(as) voluntários(as). Durante alguns meses, os(as) mentores(as) aprendizes serão acompanhados(as) por mentores(as) experientes nas suas atividades.
– Reformers: Projeto onde os(as) mentores(as) voluntários(as) transmitem e partilham conhecimento, de forma informal, a pessoas com mais de 65 anos.
Através dos projetos, tanto de Voluntariado como dos projetos envolvendo o Associativismo e a Consciencialização, o Movimento Transformers acredita que é possível aumentar o envolvimento das pessoas na sua comunidade, através daquilo que mais gostam de fazer.
Para saber mais sobre o Movimento Transformers, poderá consultar o seu site, aqui.