[] 2º dia de Portugal Social On The Road - CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social

2º dia de Portugal Social On The Road

By Notícias Comentários fechados em 2º dia de Portugal Social On The Road



23.07.2015
2º dia de Portugal Social On The Road

O segundo dia do Portugal Social on the Road ficou marcado pela visita ao Centro Luís da Silva, em Borba. Foi em pleno Alentejo profundo que os 50 jovens puderam ficar a conhecer o trabalho realizado todos os dias neste centro de apoio a deficientes.

Aurelino Ramalho, administrador do Centro Luís da Silva, recebeu os participantes, explicando aquela que é a missão desta instituição. “Estamos a fazer um trabalho fantástico, a dar voz e vida a estas pessoas”, realçou. Desejou ainda que, “no final desta visita, estejam muito mais felizes e muito mais satisfeitos”.

Inaugurado há cerca de um ano e meio, o Centro Luís da Silva é uma instituição dedicada ao acompanhamento e reabilitação de portadores de deficiência. Conta com dezenas de utentes (dos 6 aos 52 anos) com limitações físicas e/ou cognitivas, maioritariamente paralisia cerebral, epilepsia e hidrocefalia. Este centro oferece ainda serviços psicossociais, de saúde, animação sociocultural e serviços de reabilitação, empregando 61 jovens qualificados.

Ainda da parte da manhã, os jovens puderam experienciar algumas das realidades do dia-a-dia de um portador de deficiência, bem como dos profissionais que o auxiliam. Desta forma, os 50 participantes foram divididos por quatro salas dedicadas à diferentes vertentes dos cuidados prestados: alimentação e hidratação assistida, transferência de uma cama para uma cadeira (com assistência de grua) e deslocação em cadeira de rodas.

Houve ainda a oportunidade de visitar alguns dos equipamentos desta instituição, tais como a piscina de hidroterapia ou a sala de Snoezelen (destinada à estimulação sensorial).

Para o final de almoço, ficou reservado um momento de interação com vários residentes do Centro Luís da Silva. Através de atividades como jogos, desenhos ou música, os jovens tiveram a possibilidade de partilhar histórias e experiências.

A “disponibilidade para ouvir”

Durante a atividade de simulação de alimentação assistida, a terapeuta Ana Bento descreveu a forma como surgiu a sua ligação a esta área. Ao início, confessa, achava “que a área da deficiência era aterradora”. Tudo mudaria depois de uma viagem ao Centro João Paulo II, em Fátima, no âmbito de um estágio de observação. “Quando conheci esta realidade, apercebi-me de que os portadores de deficiência têm formas de chegar até nós – basta termos disponibilidade para os ouvir”, concluiu.

O dia terminou com a viagem até Castelo Branco. O terceiro dia do Portugal Social on the Road tem início marcado com a visita à APPACDM local.

IMG 1426   Cópia  PSotR2 PSotR3
PSotR6 PSotR7 PSotR9
  • Share: