A DINAMIZAÇÃO DO VOLUNTARIADO EM JANEIRO
Sessão online para voluntários(as) | BLV Guimarães
Nos dias 29 e 30 de janeiro, a Equipa de Voluntariado da CASES – Cooperativa António Sérgio, em parceria com o Banco Local de Voluntariado de Guimarães, dinamizou uma sessão para voluntários(as) através das plataformas digitais.
Esta sessão contou com o total de 8 voluntários(as) e teve como principal objetivo enquadrar-se na formação inicial de voluntários(as) inscritos no Banco Local de Voluntariado, falando de temas como o enquadramento jurídico do Voluntariado; motivações do(a) voluntário(a), princípios, direitos e deveres e o papel do Voluntariado.
–
Cerimónia | II Galardão Autarquia Voluntária
No dia 30 de janeiro, a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social organizou uma cerimónia tendo como principal intuito a entrega da segunda edição do Galardão Autarquia Voluntária, distinção criada para destacar boas práticas e medidas de Voluntariado por parte das Autarquias Locais e Municipais.
Esta cerimónia, realizada no Teatro Thalia, em Lisboa, quis homenagear as 26 autarquias que tiveram direito a esta distinção para o ano de 2024, em que 17 autarquias garantiram a continuidade, tendo sido já uma revalidação do título da primeira edição.
As autarquias que tiveram direito à distinção foram: Junta de Freguesia de São Pedro Fins; Junta de Freguesia de Loures; Município de Arouca; Barreiro; Braga; Cascais; Guimarães; Loures; Lousada; Mafra; Maia; Matosinhos; Mourão; Ourém; Paços de Ferreira; Paredes; Portimão; Póvoa do Varzim; São João da Madeira; Santa Maria da Feira; Torres Novas; Trofa; Vila Nova de Gaia; Vila Verde e Viseu.
Para além da entrega dos galardões, este evento ainda contou com um momento musical protagonizado pela Orquestra Geração de Loures.
Ainda procedeu com a abertura de Eduardo Graça, Presidente da CASES; Jorge Campino, Secretário de Estado da Segurança Social; e Carla Ventura, Vice-Presidente da CASES.
A CASES agradece a participação de todos(as), desejando ainda ótimas práticas de Voluntariado a todas as autarquias e que se possa dar continuidade às mesmas por muitos anos.
SAIBA MAIS, aqui.
–
BOAS PRÁTICAS DE VOLUNTARIADO: AS AUTARQUIAS EM PORTUGAL
A rubrica «Boas práticas de Voluntariado: As Autarquias em Portugal» é uma rubrica que pretende distinguir as boas práticas desenvolvidas pelas Autarquias Locais e Municipais, para o Voluntariado.
Ao abrigo do prémio «Galardão Autarquia Voluntária», a CASES colecionou as boas práticas desenvolvidas pelos 21 Municípios Galardoados com esta distinção em 2023.
Câmara Municipal de Cascais
- Projeto «Plataforma Participa Cascais»
A Plataforma Participa Cascais, é uma plataforma de acesso online e digital, que nasce através de uma das formas de dinamização do Centro Local de Voluntariado, para promover o encontro entre a procura e a oferta de oportunidades de Voluntariado.
- Projeto «Programa de Voluntariado Intergeracional»
O Programa de Voluntariado Intergeracional é um programa desenvolvido pelo Centro Local de Voluntariado de Cascais para proporcionar um momento de entreajuda e solidariedade entre jovens e séniores – Inter Geração.
- Testemunhos
Patrícia Morais, antiga voluntária no Programa Intergeracional: «Fui das primeiras voluntárias do Programa Intergeracional. Tudo o que nos permite dar ao outro vale a pena. O Voluntariado Faz-nos crescer enquanto pessoas».
Rita Asseiceiro, antiga voluntária nos projetos de Voluntariado de Cascais: «O Voluntariado foi uma das melhores experiências da minha vida. Permitiu-me ser útil à sociedade e angariar novas competências».
- Informações e Contactos
SAIBA MAIS, aqui.
–
MEDIDAS E PRÉMIOS | VOLUNTARIADO
Medida de Apoio ao Voluntariado
Está disponível o novo aviso de abertura de candidaturas para 2025 da Medida de Apoio ao Voluntariado, medida promovida pela CASES que visa o pagamento das despesas relacionadas com o seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil dos(as) voluntários(as).
SAIBA MAIS, aqui.
–
Prémio Montepio 2024
O Montepio anuncia a abertura de candidaturas ao Prémio Voluntariado Jovem para o ano de 2024.
Entre os dias 6 de janeiro a 28 de março, os jovens entre os 16 e os 25 anos que tenham idealizado um projeto de voluntariado no âmbito social, ambiental, cultural ou proteção animal poderão candidatar-se à 14.ª edição deste prémio.
As candidaturas poderão ser feitas através da modalidade espontânea ou direcionada. Para se candidatar, deverão ser lidos os documentos essenciais, nomeadamente o regulamento; preencher o formulário de candidatura e enviar a declaração de propriedade intelectual para o email [email protected].
SAIBA MAIS, aqui.
–
Medida Líder + Digital
A Medida «Líder + Digital», integrada no Programa “Emprego + Digital 2025”, aprovado pela Portaria n.º 246/2022, de 27 de setembro, alterada e republicada pela Portaria n.º 8/2024, de 15 de janeiro, é uma Medida que tem como principal objetivo contribuir para a formação de literacia digital de líderes – gestores e dirigentes – de vários setores de atividade económica, com o intuito de contribuir para a transformação e a melhoria da produtividade e competitividade através dos processos de transição digital. Para além disto, a Medida «Líder + Digital» pretende reforçar as qualificações e as competências digitais, acreditando que, com esta Medida, poderá trazer um desenvolvimento significativo na produtividade das organizações.
SAIBA MAIS, aqui.
–
NOTÍCIAS INTERNACIONAIS
Reskilling Revolution Africa | IAVE
O IAVE – International Association for Volunteer Effort anuncia o seu programa Reskilling Revolution Africa, um programa que tem como principal objetivo garantir condições de acesso ao desenvolvimento de competências de emprego na economia digital através do Voluntariado.
Este programa, já lançado há um ano, conta agora com o apoio da IBM, que trata a solução que é necessária para que o programa possa ser aprofundado e dê os seus frutos para um continente mais empreendedor e sustentável.
Até ao momento, o Reskilling Revolution Africa já mudou a vida de 9500 jovens africanos, que, para além do desenvolvimento de competências para a empregabilidade, pretende incentivar à prática do Voluntariado, com foco em atividades relacionadas com ação climática e ajuda comunitária.
SAIBA MAIS, aqui.
–
O ESPAÇO DOS BANCOS LOCAIS DE VOLUNTARIADO
Município da Maia é oficialmente Capital Portuguesa de Voluntariado para 2025
A Câmara Municipal da Maia assumiu o compromisso de Capital Portuguesa de Voluntariado para o ano de 2025, através de uma cerimónia de abertura pública, realizada na passada segunda-feira, dia 20 de janeiro de 2025, que também contou com a presença de Luís Montenegro, primeiro-ministro.
Esta distinção, criada pela Confederação Portuguesa do Voluntariado, trará à autarquia um plano de atividades «dinâmico e ambicioso», durante todo o ano, com o objetivo de dar a conhecer o Voluntariado, não só na Maia, mas em todo o país.
SAIBA MAIS, aqui.
–
Município de Braga vai instituir o Dia Municipal do Voluntariado
O dia 15 de maio será o dia escolhido pelo Município de Braga para assinalar o Dia Municipal do Voluntariado, dia em que também se assinala a aniversário da Braga Voluntária, a estrutura municipal dedicada ao Voluntariado.
Esta proposta ainda será analisada em reunião de executivo, mas o Município, com esta medida, pretende dar visibilidade ao Voluntariado no concelho, bem como incentivar os cidadãos a praticar cada vez mais ações de voluntariado.
SAIBA MAIS, aqui.
–
OPORTUNIDADES DE VOLUNTARIADO
Ser voluntário(a) na CDUP-UP
Onde: Porto, Portugal
Domínio: Ação Social
SAIBA MAIS, aqui.
–
Ser voluntário(a) na Casa São Francisco de Assis
Onde: Loures, Portugal
Domínio: Ação Social / Educação
SAIBA MAIS, aqui.
–
Ser voluntário(a) na Centro Social 6 de maio
Onde: Amadora, Portugal
Domínio: Ação Social / Educação
SAIBA MAIS, aqui.
–
Ser voluntário(a) na Humana Portugal
Onde: Índia, Malawi (…)
Domínio: Internacional
SAIBA MAIS, aqui.
–
–