A DINAMIZAÇÃO DO VOLUNTARIADO
CASES participa na Academia de Verão – Fórum Estudante
A CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social esteve, durante todo o mês de julho, a participar nas Academias de Verão da Fórum Estudante, em colaboração com institutos de ensino superior.
A CASES dinamizou, no total, quatro sessões sobre Voluntariado para cerca de 200 jovens do ensino secundário, nos Institutos Politécnicos de Setúbal, Coimbra, Lisboa e Leiria.
Nestas sessões, foi possível abordar conceitos e conteúdos relacionados com esta área, e os(as) jovens tiveram oportunidade de realizar um exercício prático para a realização de uma ação de voluntariado, onde as problemáticas a debater foram temas como a migração; a solidão dos(as) idosos(as); a saúde mental dos jovens e ciberbullying.
Agradece-se a participação de todos(as)!
–
CASES dinamiza sessão sobre Voluntariado e Ciberbullying no CIS Digital Camp
No dia 25 de julho, a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social deslocou-se até ao Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) para dinamizar uma sessão sobre Voluntariado e Ciberbullying, no âmbito da Academia CIS Digital Camp, uma Academia criada para jovens e organizada pela CIS – Centro Internet Segura e pela Forum Estudante.
Com a participação de 50 jovens do ensino secundário, a primeira parte da sessão ficou a cargo da representante da CIS, Ruth Ferroni, que explicou a importância de levar estes conhecimentos sobre o Ciberbullying para o futuro de forma a prevenir este tipo de comportamento nas próximas gerações.
A CASES dinamizou a segunda parte, onde teve como papel explicar o conceito de Voluntariado e também a importância dos cuidados em formas de Voluntariado online e á distância.
Na terceira parte, foi ainda a CASES a dinamizar uma oficina de campanhas para a sensibilização ao Ciberbullying via digital. Nesta atividade, os(as) jovens tiveram de criar três formas de sensibilizar o Ciberbullying para a comunidade internauta – cartaz, publicação e vídeo.
Nesta oficina, ainda os grupos tiveram que associar a problemática do Cibeerbullying a uma ação de voluntariado, de forma a conjugar os dois conceitos.
Agradece-se a participação de todos(as) nesta atividade!
–
MEDIDAS E PRÉMIOS | VOLUNTARIADO
Medida de Apoio ao Voluntariado
Está disponível o novo aviso de abertura de candidaturas para 2025 da Medida de Apoio ao Voluntariado, medida promovida pela CASES que visa o pagamento das despesas relacionadas com o seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil dos(as) voluntários(as).
SAIBA MAIS, aqui.
–
Medida Líder + Digital
A Medida «Líder + Digital», integrada no Programa “Emprego + Digital 2025”, aprovado pela Portaria n.º 246/2022, de 27 de setembro, alterada e republicada pela Portaria n.º 8/2024, de 15 de janeiro, é uma Medida que tem como principal objetivo contribuir para a formação de literacia digital de líderes – gestores e dirigentes – de vários setores de atividade económica, com o intuito de contribuir para a transformação e a melhoria da produtividade e competitividade através dos processos de transição digital. Para além disto, a Medida «Líder + Digital» pretende reforçar as qualificações e as competências digitais, acreditando que, com esta Medida, poderá trazer um desenvolvimento significativo na produtividade das organizações.
SAIBA MAIS, aqui.
–
Galardão Autarquia Voluntária
A CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social abre candidaturas para o Galardão Autarquia Voluntária.
Esta iniciativa tem como principal objetivo distinguir autarquias ou municípios que tenham demonstrado e incutido, durante todo o ano, boas práticas de Voluntariado.
As inscrições estarão abertas até ao dia 17 de outubro de 2025.
SAIBA MAIS, aqui.
–
FORMAÇÕES E OUTRAS ATIVIDADES
IES: Introdução à Economia Social | CASES
O programa FORMAES da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, está a promover um novo curso de formação – Introdução à Economia Social.
Este curso tem como principal objetivo dar a conhecer o Setor da Economia Social, explicando os principais conceitos e princípios orientadores; diferenciar os vários tipos de entidades da Economia Social; enquadrar a Economia Social a nível jurídico e fiscal; e ainda explicar conceitos como empreendedorismo, inovação, desenvolvimento local, sustentabilidade e de impacto social, no contexto das dinâmicas e práticas de economia social.
A primeira ação terá uma duração total de 50 horas, e realizar-se-á entre os dias 30 de outubro e 28 de novembro de 2025, em formato online.
Para este novo curso já estão abertas as inscrições, que decorrerão até dia 28 de agosto de 2025.
SAIBA MAIS, aqui.
–
Formação ANIMAR
A Associação ANIMAR tem vindo a desenvolver um leque de formações para diretores, técnicos(as) e voluntários(as) de organizações do setor da Economia Social. Todas as formações disponíveis estão compiladas no site da ANIMAR.
SAIBA MAIS, aqui.
–
NOTÍCIAS INTERNACIONAIS
Publicação | Fourth Civic Engagement and Volunteering Report
O CEV – Centre for European Volunteering partilha o sumário do estudo «Fourth Civic Engagement and Volunteering Report», este que diz respeito ao território alemão.
Este estudo tem como principal objetivo dar a conhecer como o envolvimento cívico e o voluntariado estão de mãos dadas com o nível político na Alemanha. Pela primeira vez, a atenção para este estudo não é só dada para o valor social do Voluntariado, mas também se teve em consideração outros fatores, nomeadamente barreiras individuais de acesso, mecanismos de exclusão e as suas implicações para a participação democrática.
Este relatório foi desenvolvido por especialistas na área social, nomeadamente de investigadores pela Universidade de Siegen.
Ainda neste relatório poderá encontrar-se várias palavras-chave para o desenvolvimento do estudo no envolvimento cívico e voluntariado na Alemanha, como barreiras financeiras, constrangimentos relativos ao tempo, discriminação, representação e obstáculos burocráticos e legais.
Também neste estudo foram chamadas a participar vários países da União Europeia, de forma a contribuir com a sua perspetiva relativamente à cidadania ativa e ao voluntariado nos seus países, bem como os estudos que se têm desenvolvimento nos mesmos. Portugal foi um desses países que contribuiu com a sua perspetiva, tendo claro que integra, neste momento, estratégias nacionais de inclusão e voluntariado.
O estudo está disponível em inglês.
SAIBA MAIS, aqui.
–
OPORTUNIDADES DE VOLUNTARIADO
Ser voluntário(a) na Noite Europeia dos Investigadores
Onde: Évora, Portugal
Domínio: Ciência / Cultura
SAIBA MAIS, aqui.
–
Ser voluntário(a) na Para Onde?
Onde: Vários destinos
Domínio: Voluntariado Internacional
SAIBA MAIS, aqui.
–
Ser voluntário na SPIRA
Onde: Marvão, Portugal
Domínio: Património
SAIBA MAIS, aqui.
–
Ser voluntário(a) na Humana Portugal
Onde: Índia, Malawi (…)
Domínio: Internacional
SAIBA MAIS, aqui.
–