Dia Internacional das Cooperativas 2017 - 1 de Julho
No dia 1 de julho celebrou-se, em todo o mundo, o Dia Internacional das Cooperativas sob o lema “As cooperativas asseguram que ninguém é deixado para trás”. A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) divulgou a mensagem alusiva a esta celebração que pode ser lida aqui.
Em Portugal, a sessão comemorativa realizou-se, sob organização da CONFECOOP, com apoio da CONFAGRI e da CASES, na CERCIPENICHE (Peniche).
Uma iniciativa que contou com a participação do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva.
Dia Internacional das Cooperativas 2015 – 9 de Julho
A mensagem divulgada, este ano, pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) intitula-se “Escolham as Cooperativas, Escolham a Igualdade“. Em Portugal, o dia será celebrado no dia 9 de julho, pelas 17h30, no auditório da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro. A organização compete à CONFECOOP em parceria com a CONFAGRI e CASES. A Câmara Municipal do Barreiro e a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro são os parceiros locais e a anfitriã é a Cooperativa Cultural Popular Barreirense.
O Dia Internacional das Cooperativas celebrou-se, em 2014, no dia 5 de julho. Em Portugal, a Sessão Comemorativa do Dia Internacional das Cooperativas decorreu no Espaço Inovação – Zona Industrial de Vila Verde, em Oliveira do Bairro.
A Sessão Comemorativa realizou-se conforme estava programado, tendo o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Dr. Pedro Mota Soares, dirigido uma mensagem aos presentes na Sessão Solene.
Consulte os discursos dos oradores convidados para a Sessão Comemorativa do Dia Internacional das Cooperativas:
A comemoração iniciou-se, pela manhã, com um colóquio na CALCOB – Cooperativa Agrícola de Oliveira do Bairro e Vagos, CRL presidido pelo presidente da CALCOB, Afonso Libório.
Com a presença de um elevado número de cooperadores e dirigentes cooperativos com a moderação do Secretário-geral da CONFAGRI, Francisco Silva, foi apresentado pela Aldina Fernandes, Secretária Geral adjunta, nas suas grandes linhas, o “Programa de Desenvolvimento Rural 2020”.
De seguida Antónia Figueiredo, técnica da CONFAGRI, apresentou o tema “Pagamentos Diretos 2015-2020” no âmbito de uma divulgação mais vasta da nova PAC (Política Agrícola Comum”). Seguiu-se um período de debate muito participado.
No período da tarde o Senhor Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, inaugurou a nova unidade de laboração na Zona Industrial de Vila Verde, – departamento de hortícolas, que permitirá aumentar todo o processo de beneficiação da linha de produtos da I Gama e desenvolver as condições necessárias para a criação de uma nova Gama de produtos: a IV Gama. Seguiu-se uma visita às novas instalações.
A Sessão Solene Comemorativa decorreu no Espaço Inovação – na Zona Industrial de Vila Verde/Oliveira do Bairro com a presença de dirigentes e cooperativistas de todos os ramos cooperativos de diversos graus a nível nacional. Intervieram o Senhor Secretário de Estrado da Agricultura, José Diogo Albuquerque; O Presidente da CALCOB, Afonso Libório; o diretor geral, Fernando Silva; o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira; Foi lida a Mensagem da Aliança Cooperativa Internacional, alusiva ao Dia, e uma mensagem do Senhor Ministro Pedro Mota Soares; tendo usado da palavra o Sr. Presidente da CONFECOOP, Jerónimo Teixeira e da CONFAGRI, Manuel Santos Gomes.
Na abertura do Ano Internacional das Cooperativas – 2012, proclamado pela ONU, assumimos o compromisso de contribuir para o prestígio e fomento do cooperativismo em Portugal. Estamos certos que o cooperativismo, no seio da economia social, promove a renovação da nossa economia e sociedade, contribuindo para a criação de novas esperanças e oportunidades para as comunidades e os cidadãos. Fundando-se nos princípios da cooperação e da solidariedade a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), entidade à qual o Governo cometeu a tarefa de organizar em Portugal o AIC – 2012, tudo fará para corresponder ao desafio. A todas, e todos, deixamos o convite à participação no AIC – 2012 cujo programa partilhamos com as Confederações Cooperativas, e demais organizações representativas do movimento cooperativo português.