Banco de Tempo: O tempo como «moeda de troca» para ajudar

By Voluntariado Comentários fechados em Banco de Tempo: O tempo como «moeda de troca» para ajudar

O Banco de Tempo nasceu em Castelo Branco, através da parceria efetuada entre a Graal (Associação de Caráter Social e Cultural), a Câmara Municipal de Castelo Branco e a Associação Amato Lusitano.

Este projeto é um projeto inovador, de cariz solidário e apoio social, que pretende incentivar a pessoa individual e/ou coletiva a dar o seu tempo por uma troca voluntária de serviços.

Sendo que a única «moeda de troca» é o tempo, esta ideia pretende valorizar o tempo e o cuidado dos outros, estimular os talentos e incentivar à retribuição do nosso tempo em prol dos outros.

Este projeto já é gerido pela Associação Amato Lusitano há 10 anos, e, um exemplo prático da atividade é, por exemplo, uma pessoa é convidada a assinalar três serviços que estejam dispostas a dar e outros três que possam receber. Deste modo, há uma troca de serviços voluntário, em que uma pessoa ajuda e é ajudada.

O Banco de Tempo tem inscritos cerca de 70 membros, e pretende fazer crescer a sua «família», através de, não só indivíduos, mas também instituições que queiram fazer parte e integrar este projeto.

Para saber mais sobre este projeto, poderá consultar este site, aqui.

  • Share: