A rubrica «Boas práticas de Voluntariado: Os Municípios em Portugal» é uma rubrica que pretende distinguir as boas práticas desenvolvidas pelas Autarquias Locais e Municipais, para o Voluntariado.
Ao abrigo do prémio «Galardão Autarquia Voluntária», a CASES colecionou as boas práticas desenvolvidas pelos 21 Municípios Galardoados com esta distinção em 2023.
3# Câmara Municipal de Matosinhos
Neste que é o terceiro artigo desta rubrica, falamos sobre a Câmara Municipal de Matosinhos, Município pertencente ao distrito do Porto.
.
Solidariedade
Inovação
Responsabilidade
PRÁTICA:
PROJETO «VOLUNTARIADO AUTÁRQUICO»
A ideia do projeto «Voluntariado Autárquico» nasceu em 2018, mas apenas em 2019 foi possível a Câmara Municipal de Matosinhos implementar esta iniciativa que tanto procuravam desenvolver dentro da Autarquia.
Esta ideia surgiu dos projetos que o Município de Matosinhos apoiava, por parte de várias entidades empresariais locais, para desenvolver ações de voluntariado corporativo com o apoio da Bolsa Local de Voluntariado, e nesse sentido, pensaram, porque não desenvolver também ações de voluntariado para os(as) colaboradores(as) do Município?
Assim, o Projeto Voluntariado Autárquico, não só permitiu aos colaboradores(as) conhecer melhor as necessidades do território, como também fomentar o espírito de equipa, os afetos e o espírito de união no local de trabalho; proporcionar experiências enriquecedoras em domínios de intervenção diferentes das suas áreas laborais; potenciar capacidades e competências sociais dos funcionários; e, por fim, fomentar a responsabilidade social na Câmara Municipal de Matosinhos.
A avaliação do projeto, até então, tem sido muito positiva, mantendo o interesse dos(as) funcionários(as) na participação das ações de voluntariado e ainda contribuindo com novas ideias, nomeadamente de novas áreas de intervenção para o projeto.
O projeto «Voluntariado Autárquico» foi ainda distinguido com a menção honrosa por parte da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, na sequência do Galardão Autarquia Voluntária 2023.
.
TESTEMUNHO
Cristina Caldas, voluntária no Projeto «Voluntariado Autárquico» desde 2019
A Cristina sempre teve enraizada a necessidade de ajudar os outros através do Voluntariado. Já desde muito jovem que tem procurado e concretizado essa vontade, tendo participado em várias atividades de voluntariado relacionadas com a área social.
E foi desta forma que Cristina Caldas, funcionária do Município de Matosinhos há vários anos, recebeu de bom grado esta oportunidade: um projeto de Voluntariado Autárquico, onde teria a oportunidade de fazer voluntariado dentro da Autarquia em diversas áreas, tais como na área ambiental, animal (CROAM) e também social (Banco Alimentar).
A Cristina, que já participa desde os primórdios do projeto, apontou que sente que esta experiência é muito importante, não só para os beneficiários(as), mas também para os(as) colaboradores(as) da Câmara. «Incentiva-nos a solidificar laços entre colegas, estando, naquele momento, numa relação horizontal, sem diferenças».
Questionada ainda sobre o Voluntariado Autárquico, Cristina não tem dúvidas. «O que carateriza o Voluntariado Autárquico é termos oportunidade de estarmos e trabalharmos todos juntos em equipa e dá-nos essa capacidade, desempenhando as tarefas com responsabilidade e empenho».
Apesar da perspetiva muito positiva sobre o Voluntariado Autárquico, Cristina deixa uma recomendação relativamente ao número de horas de atividade voluntária que estão afetas a cada funcionário(a). «Temos apenas sete horas de voluntariado durante todo o projeto. A meu ver, é pouco tempo, pois o projeto está a crescer, e com ele, deveria também crescer o número de horas de voluntariado». No que concerne o número de ações de voluntariado, Cristina também refere que seria uma mais-valia aumentar o número de parcerias com as entidades para que haja um maior leque de áreas de intervenção.
Por fim, Cristina acredita que o Voluntariado passa de geração em geração, e tem um exemplo na sua família. «Eu faço Voluntariado e sempre incentivei o meu filho a fazer também. O Voluntariado está aberto a todos(as) e acredito que cada testemunho pode inspirar cada vez mais pessoas a abrir-se ao Voluntariado».
Ainda refere que o Voluntariado «torna as pessoas mais resilientes e empáticas, porque muitas vezes nós lidamos com situações que não fazem parte do nosso dia-a-dia. Não só transformamos a nossa vida, mas sim outras vidas com pequenos gestos».
Agradece-se, novamente, o contributo da Cristina para a recolha deste testemunho.
.
INFORMAÇÕES E CONTACTOS
Entidade: V.E.M – Voluntariado em Matosinhos
Sobre: O Banco Local de Voluntariado de Matosinhos formaliza-se em 2006, decorrente de um projeto experimental de voluntariado, desenvolvido pela ADEIMA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos e a Médicos do Mundo, que promovia o combate ao isolamento social de pessoas idosas e ou dependentes. Foi comprovado que havia muitos idosos no concelho que precisavam de companhia, pois estavam o dia sozinhos. O voluntariado veio trazer alguma leveza às suas vidas. Daqui ao alargamento da extensão do mesmo, foi um processo rápido, com a constituição formal da Bolsa Local de Voluntariado, que se associou à Comissão Nacional Para a Promoção do Voluntariado, à data, instituição que tutelava o voluntariado nacional. Atualmente articula com a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, e segue as regras nacionais para responder às necessidades do terreno.
Tem vindo ao longo do tempo a alargar o âmbito de intervenção (Pontual, Jovem, inclusivo), e o seu espírito empreendedor não se esgota, tendo já pensadas novas áreas e formas de intervir no terreno.
Email: [email protected]
Número de telefone: 229 390 900 / 229 398 090
Site: https://www.cm-matosinhos.pt
.
A CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, apoia esta boa prática como entidade que detém a prossecução de políticas públicas para a área do Voluntariado.
Para saber mais sobre o «Galardão Autarquia Voluntária» e os Municípios que foram distinguidos em 2023, poderá ler mais, aqui.
Se é uma entidade municipal que desenvolve projetos na área do Voluntariado, saiba os requisitos, aqui.
Agradece-se a colaboração das técnicas da Câmara Municipal de Matosinhos, e à voluntária que deu o seu testemunho, Cristina Caldas, fundamentais para a realização deste artigo.