Hoje, dia 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Um dia que, enquanto membros da sociedade, devemos celebrar como uma personificação de todos os direitos que as mulheres conquistaram, lutando pela sua liberdade.
Dita-se que uma celebração aos feitos desenvolvidos pelas mulheres já acontece há mais de uma centena de anos, sendo a primeira realizada em 1911. Por iniciativa de Clara Zetkin, esta foi aprovada pelo congresso internacional das mulheres no Internacional Socialista em 1910.
A partir de 1911 até 1917, o Dia da Mulher era celebrado entre os dias 19 e 25 de março, dependendo dos países e das culturas. Em 1917, deu-se a greve das operárias russas, no dia 8 de março, e, a partir daí, o dia da luta pelos direitos das mulheres ficou gravado, até ser oficialmente reconhecido pela ONU em 1975.
Este dia marca a luta histórica que as mulheres atravessaram durantes anos para que os seus direitos fossem reconhecidos. Passados vários anos, é importante relembrar que a luta pela igualdade de direitos continua inacabada, sendo por isto tão fulcral perceber a mensagem principal da celebração deste dia e levá-la avante para todos(as).
Em nome da equipa de Voluntariado da CASES, celebramos este dia, dedicando-o a todas as mulheres, nomeadamente aquelas que trabalham connosco todos os dias em prol do voluntariado!
Mais importante que tudo, ano após ano, reforcemos a importância de nunca fazer esquecer as lutas pelo que as vossas antepassadas passaram.
Para saber mais sobre como é a perspetiva internacional do Dia Internacional da Mulher, consulte este site, aqui.