# Economia Social // Notícias Internacionais MAR.´25

By Sem categoria Comentários fechados em # Economia Social // Notícias Internacionais MAR.´25

Declaração da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) sobre o Dia Internacional da Mulher 2025


O Dia Internacional da Mulher durante o Ano Internacional das Cooperativas é uma oportunidade única para refletir sobre os progressos alcançados na luta pela igualdade de género para as mulheres cooperadoras. É igualmente oportuno reconhecer o grande contributo dado ao sector cooperativo em termos de igualdade de género e de emancipação das mulheres, especialmente porque o desenvolvimento das cooperativas, desde a sua criação, contou com o contributo das mulheres. O tema deste ano, “Para TODAS as mulheres e raparigas: Igualdade. Direitos. Empoderamento”, declarado pela ONU, reveste-se de particular importância, uma vez que assinala o 30.º aniversário da Declaração de Pequim e reconhece o papel das mulheres que são membros de cooperativas.

É uma oportunidade para prestar homenagem a todas as mulheres que, corajosamente e com determinação, fizeram a diferença nas nossas vidas e nas nossas comunidades através do seu trabalho e do apoio à economia social como canal ideal para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Ao longo da história, as mulheres têm demonstrado uma força inabalável e uma extraordinária capacidade de superar obstáculos. De cientistas e líderes políticas pioneiras a ativistas sociais e artistas influentes, as mulheres deixaram uma marca indelével no mundo. No entanto, apesar destas conquistas, ainda existem barreiras e desigualdades que temos de desmantelar, uma vez que impedem as mulheres de exercerem plenamente os seus direitos.

Leia a declaração completa na página da ACI ICA GEC’s statement on the International Women’s Day 2025 | ICA

.

Digitalização dos processos legais e administrativos no setor cooperativo alemão


O Parlamento Federal alemão aprovou, em setembro de 2024, o processo de digitalização do setor cooperativo, permitindo que, a partir de 2025, as cooperativas possam operar de forma totalmente digital. A decisão é resultado de quatro anos de trabalho político e de advocacia, impulsionado pelo grupo #GenoDigital, co-liderado por dois membros da YECN, entre outros.

Com esta nova legislação, as cooperativas alemãs poderão:
– Registar membros digitalmente através de uma aplicação ou formulário online
– Ser constituídas digitalmente via videoconferência
– Criar procurações, rescisões e atas digitais
– Transferir ativos empresariais de forma digital e legal

Esta mudança representa um avanço significativo para o setor, tornando o modelo cooperativo mais acessível e eficiente na era digital.

Mais informação disponível em: https://www.datev-stiftung.de/projekt/genodigitaljetzt/

.

Novo portal estatístico sobre a economia social em Itália


A Euricse publicou uma nova página no seu sítio Web dedicada às estatísticas sobre a economia social em Itália. Através de gráficos interativos e dados oficiais, os utilizadores podem explorar em detalhe o número de organizações, números de emprego e sua contribuição para a economia nacional italiana. O sítio Web inclui duas secções específicas centradas nas empresas sociais e nas cooperativas.

Mais informação em: https://euricse.eu/en/social-economy-in-italy/

.

Trabalho Digno e Economia Social e Solidária (ESS) no Japão: Doze diálogos


Este relatório, de autoria de Kentaro Itami (Hosei University), fornece uma visão geral do cenário da economia social e solidária no Japão, oferecendo diversas perspetivas das principais partes interessadas, incluindo o governo, os parceiros sociais, a ESE e a academia.

Versão PDF de 2,56 MB

Este relatório explora perspetivas sobre a evolução do cenário de economia social e solidária do Japão, com base em diversas partes interessadas, incluindo representantes governamentais, parceiros sociais, entidades da economia social e solidária e académicos.

Explora as implicações da resolução da OIT sobre o trabalho digno e a economia social e solidária e a forma como a definição tripartida internacional da economia social e solidária foi recebida no Japão. Destaca as tradições de longa data do país de cooperação, ajuda mútua e iniciativas comunitárias, identificando os principais atores e entidades alinhados com os valores e princípios da economia social e solidária. Apesar destas práticas bem estabelecidas e do crescente interesse em modelos económicos alternativos, a própria economia social e solidária continua a ser relativamente pouco reconhecida no discurso político japonês, no panorama empresarial e no mundo do trabalho.

Com base em entrevistas a peritos, o relatório apresenta perspetivas sobre os desafios estruturais e institucionais que afetam o desenvolvimento da economia social e solidária no Japão, incluindo quadros jurídicos e políticos fragmentados, sensibilização limitada do público e fraca coordenação entre os intervenientes na economia social e solidária. Também destaca estratégias identificadas pelos entrevistados para fortalecer e expandir o papel da ESS, explorando como diferentes partes interessadas podem contribuir para o seu avanço. Ao fazer a ponte entre discussões teóricas e realidades práticas, o relatório sublinha o potencial da economia social e solidária para enfrentar os desafios societais contemporâneos, desde a criação de emprego e inclusão social até ao desenvolvimento local sustentável.

Mais informação em: Decent Work and the Social and Solidarity Economy (SSE) in Japan: Twelve dialogues | International Labour Organization

.

Página web da OCDE dedicada à Economia Social e Inovação Social


Esta página renovada no site da OCDE está dividida em secções, incluindo mensagens-chave, contexto, incluindo dados estatísticos e insights sobre a relação da economia social com jovens, mulheres, formalização das relações laborais e compras socialmente responsáveis, disponibilizando também estudos muito recentes sobre economia social e fichas técnicas sobre a economia social em vários países, incluindo Portugal.

https://www.oecd.org/en/topics/social-economy-and-social-innovation.html

.

  • Share: