Educação cooperativa para o envolvimento democrático
No dia 11 de setembro, às 14h30 (CEST), o International Co-operative Business Education Consortium (ICBEC) organizará um webinar intitulado Teaching Participation: Education for Democratic Involvement in Cooperatives, com a participação de Stefanie Friedel, PhD (KU Leuven), e comentários de membros do ICBEC. A sessão explorará de que forma a educação cooperativa pode promover de forma mais eficaz o envolvimento democrático.
Para se manter informado sobre as últimas notícias, eventos e recursos do ICBEC, os leitores são convidados a visitar o site www.icbec.coop e a seguir a nova página no LinkedIn.
Interessado em tornar-se membro? Contacte o Secretariado através do e-mail [email protected] para mais informações.
Consultar aqui: Co-operative education for democratic engagement – Euricse
#
CASES participa em iniciativas internacionais sobre Direito Cooperativo
A CASES participou recentemente em duas importantes iniciativas internacionais sobre Direito Cooperativo, realizadas em Pula, Croácia, reforçando o seu compromisso com a promoção e valorização do setor.
No dia 23 de agosto de 2025, a instituição marcou presença no International Workshop on Cooperative Law and Public Policy, que reuniu especialistas, académicos, decisores políticos e profissionais de várias regiões do mundo. O encontro centrou-se nos principais desafios jurídicos e de política pública que afetam as cooperativas, destacando-se a atualização da Legal Framework Analysis (LFA), o estudo comparativo mais abrangente da legislação cooperativa a nível global, e a preparação da sua nova edição (2025-2028). Foram ainda debatidos o papel do direito cooperativo na defesa da identidade cooperativa e o seu contributo para economias inclusivas e sustentáveis.
De 24 a 29 de agosto, a CASES esteve também na Co-operative Law Summer School, uma formação internacional certificada, coorganizada pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e pela Saint Mary’s University (Canadá). A iniciativa abordou a análise comparada do direito cooperativo, os desafios regulatórios emergentes e os contributos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Esta participação reforçou a capacitação técnica da CASES e reafirmou a sua ligação às melhores práticas internacionais.
#
Semana da Economia Social em Múrcia
De 16 a 18 de setembro, Múrcia tornar-se-á o centro europeu da economia social. A cidade espanhola, designada “Capital Espanhola da Economia Social 2025”, acolherá a Semana da Economia Social, o mais importante evento europeu do setor.
A iniciativa contará com a participação da Social Economy Europe, que coorganizará a Cimeira Europeia da Economia Social 2025, enriquecida por um programa completo de encontros, debates e atividades.
As inscrições para esse encontro encontram-se abertas até segunda-feira (08-09-2025) através do link a seguir: https://x.com/SocialEcoEU/status/1963873743916224650
LinkedIn: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7369617798009978884
#
Estratégia Europeia de Combate à Pobreza
No dia 25 de julho, a Comissão Europeia lançou um convite à apresentação de contributos e uma consulta pública para a definição da primeira Estratégia Europeia de Combate à Pobreza, que contribuirá para a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e para o cumprimento da meta europeia de redução da pobreza até 2030.
A consulta pretende construir uma estratégia assente numa abordagem inclusiva, transparente e participativa. Cidadãos, especialistas e organizações da sociedade civil podem participar preenchendo o questionário online da Estratégia Europeia de Combate à Pobreza até 24 de outubro.
Para mais informações consultar aqui: EU Anti-Poverty Strategy – Euricse
#
ODS 17: Cooperativas e Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável
A nova edição da série Building a Better World Together, dedicada ao ODS 17 (Parcerias para a Implementação dos Objetivos), destaca o papel das cooperativas como agentes centrais na construção de alianças inclusivas. Apesar da queda de 7,1% da Ajuda Pública ao Desenvolvimento em 2024 e da redução de 11% nos investimentos alinhados com os ODS, as cooperativas demonstram capacidade de preencher lacunas, promovendo confiança, resiliência local e ligação entre comunidades e estruturas globais.
Com mais de 3 milhões de organizações que servem 1 bilião de pessoas, as cooperativas oferecem governação democrática, experiência em parcerias e impacto do local ao global. O documento realça a sua importância no financiamento do desenvolvimento, coerência de políticas, capacitação e colaboração intersetorial.
Exemplos europeus ilustram esse contributo: na Turquia, cooperativas agrícolas e energéticas modernizam cadeias de valor; na Arménia, o crédito cooperativo apoia jovens e mulheres; em Portugal e países lusófonos, a CASES promove cooperação Sul-Sul; em Itália, iniciativas solidárias respondem à crise em Gaza e fortalecem a economia solidária na Colômbia; na Suécia, cooperativas habitacionais apoiam projetos em África e América Latina.
Apesar do impacto, persistem barreiras legais, financeiras e de visibilidade. O relatório recomenda atualização legislativa, financiamento adequado, inclusão em relatórios dos ODS e maior presença em fóruns globais. O Ano Internacional das Cooperativas 2025 será decisivo para reforçar este papel transformador.
Para mais informações consultar aqui: SDG series – Cooperative contributions to SDG 17 – Partnerships for the Goals – Cooperatives Europe
#
Convite a consultores: Guia de investigação sobre desenvolvimento cooperativo internacional
A Cooperatives Europe procura um consultor independente para desenvolver um guia prático de investigação sobre desenvolvimento cooperativo internacional (DCI).
A consultoria insere-se no âmbito do programa #coops4dev🌍, ao abrigo do novo Financial Framework Partnership Agreement (FFPA) com a Comissão Europeia. Dando continuidade à publicação de 2019 do CEDP Good Practices in International Cooperative Development, o guia irá mapear abordagens alternativas de DCI promovidas por atores externos ao movimento cooperativo, identificar boas práticas e apresentar recomendações para apoiar cooperativas sustentáveis e democráticas em todo o mundo.
O trabalho dará especial destaque a projetos na região da Europa alargada, incluindo Arménia, Moldávia, Turquia, Ucrânia e Balcãs Ocidentais. Serão igualmente abordados os desafios que afetam a sustentabilidade das cooperativas, fornecendo orientações práticas para evitar situações de “cooperativismo falhado” ou “falso cooperativismo”. O guia contribuirá para evidenciar o impacto do movimento cooperativo na Agenda 2030 da ONU e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os candidatos interessados são convidados a apresentar CV, proposta de abordagem, proposta orçamental e um exemplo de escrita. Por favor, descarregue e leia atentamente o convite completo abaixo para instruções detalhadas.
👉 Descarregar o convite completo para consultores CEDP Research
📅 Prazo para candidaturas: 16 de setembro de 2025
Para mais informações consultar aqui: Call for consultants: Research guide on international cooperative development – Cooperatives Europe
#
Assembleia Anual da YECN realiza-se em Portugal
A Rede Europeia de Jovens Cooperadores (YECN) anunciou que a sua Assembleia Geral Anual terá lugar em Portugal, entre os dias 5 e 7 de novembro de 2025, com o apoio da CASES e da Cooperatives Europe.
O encontro será uma oportunidade para formalizar a recente evolução estatutária da rede, definir o plano de atividades para 2026 e reforçar a cooperação entre jovens cooperadores e trabalhadores europeus.
O programa inclui uma sessão de abertura institucional (dia 5), a Assembleia Geral e um workshop de co-criação (dia 6), bem como visitas de campo a cooperativas locais (dia 7).
A participação é limitada a 30 lugares, pelo que os interessados deverão manifestar o seu interesse junto da YECN através do e-mail [email protected] Para quem necessitar, haverá possibilidade de apoio financeiro para custos de viagem.
Este será um momento privilegiado para inspirar, partilhar experiências e encontrar soluções conjuntas para os desafios que se colocam ao movimento cooperativo jovem na Europa.
#