A EUF é um projeto europeu designado pela Associação Italiana Associazione Amici per il Consultorio familiare, onde também se juntaram parceiros europeus como a Desincoop, uma cooperativa de Guimarães e a Greek Carers Network EPIONI de Atenas. Neste sentido, esta coligação pretende facilitar o processo de uma cooperação transnacional, realizando os objetivos em conjunto com um mote em comum.
O principal objetivo do projeto é melhorar o estilo de comunicação dos pais com os seus filhos, a fim de promover uma mudança positiva e a sua inclusão nos percursos de aprendizagem ao longo da vida.
O projeto terá três resultados, onde o principal objetivo é dar voz às experiências de comunicação entre pais e filhos:
- Galeria de histórias: A Galeria de Histórias é um projeto criado para os pais, onde se pretende, através de partilha de situações, experiências e histórias, criar comunicação entre os pais e os filhos.
- Guia para uma comunicação efetiva entre pais e filhos: Pretende olhar para a comunicação através de várias perspetivas. Neste sentido, os pais poderão encontrar informação sobre ferramentas, métodos, recursos, para melhorar a forma como comunicam com os seus filhos.
- Jogo de cartas: O jogo de cartas EUF pretende facilitar a comunicação, permitindo o envolvimento lúdico, com a participação ilimitada dos intervenientes, e promovendo uma nova forma de comunicação.
Cada produto responde a uma necessidade específica no tópico da comunicação pais/filhos, sendo estes o conhecimento, a informação, e o envolvimento, respetivamente.
Este projeto é destinado a famílias com problemas sociais tais como a exclusão social, a pobreza, o abandono escolar precoce e doenças mentais, onde os parceiros do projeto EUF acreditam que sejam as situações em que a comunicação entre pais e filhos é mais complicada de gerir, e para além disso, são famílias que não são fáceis de alcançar em termos de formação.
Assim, a abordagem educativa do projeto pretende que sejam desenvolvidas as capacidades de comunicação e na coprodução inclusiva, de forma a também promover a inclusão social destas famílias nas suas comunidades e quando abordadas com outros agentes de educação, tais como professores, associações, entre outras.
O projeto também se familiariza com a utilização de ferramentas online para consulta de documentos, comunicação e formação.