Está em marcha a preparação da MANIFesta 2011– VIII Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local, que terá lugar em Montalegre, de 7 a 10 de Julho deste ano. (…)
Trata-se de um momento de troca de ideias sobre o estado e o futuro do Desenvolvimento Local e da Economia Social, a par de uma grande mostra de produtos e projectos reveladores das capacidades de iniciativa e criatividade das pessoas, comunidades e organizações de Portugal, Galiza e de outras regiões e países, nomeadamente lusófonos e iberoamericanos.
Cada MANIFesta é uma realização marcante que transcende em muito o universo da rede Animar. Assenta em três pilares:
1 – Assembleia – A MANIFesta é um espaço de reflexão e intervenção cívica, onde, com a maior liberdade e abertura, se realizam os mais variados debates, oficinas, tertúlias, etc., podendo estes ser propostos e animados por qualquer participante.
Elemento central dessas reflexões são as Assembleias MANIFesta. As sínteses das Assembleias MANIFesta são recolhidas sob a forma de teses e declarações identificadas pelo nome da localidade onde se realiza cada MANIFesta.
2 – Feira – Cada MANIFesta é igualmente um momento privilegiado onde se dão a conhecer projectos e iniciativas do Desenvolvimento Local e da Economia Social e se faz a divulgação dos seus produtos, ideias e práticas. Mas também, de uma forma o mais abrangente e descomplexada possível, de outros asso-ciativismos cívicos e solidários de que se compõe a sociedade civil organizada.
3 – Festa – Cada MANIFesta é ainda um espaço de intervenção, divulgação e fruição cultural, de lazer, exposições, concertos, teatro e animações várias. Nela cabem todas as expressões artísticas e culturais, das tradicionais às vanguardistas, sejam elas informadas pelos saberes e imaginários populares ou eruditos, de expressão urbana ou rural, sem fronteiras nacionais, culturais ou outras.
Esta VIII edição da MANIFesta terá como tema principal
“Mobilizar e Participar para uma Economia Sustentável”,
o qual será desdobrado num conjunto de debates, reflexões e actividades agrupadas em torno dos subtemas:
– As propostas do Desenvolvimento Local;
– Por uma economia social e solidária;
– Democracia participativa;
– Igualdade de oportunidades.
A MANIFesta é uma realização que se quer bienal, fora dos grandes centros urbanos, numa pequena cidade ou vila do país, tendo decorrido a primeira edição em Santarém (1994), a segunda em Tondela (1996), a terceira em Amarante (1998), a quarta em Tavira (2001), a quinta em Serpa (2003), a sexta em Trancoso (2005) e a sétima em Peniche (2009).