A DINAMIZAÇÃO DO VOLUNTARIADO
CASES dinamiza sessão na Santa Casa da Misericórdia de Seia
Em celebrações da Semana da Padroeira, no dia 4 de junho, a Santa Casa da Misericórdia de Seia recebeu a Equipa de Voluntariado da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social para mais uma sessão relacionada com a área do Voluntariado.
Esta sessão, sob o tema «Voluntariado: Um Princípio de Compromisso e Valor» refletiu-se num dia em cheio sobre o Voluntariado, onde houve tempo para dinâmicas de apresentação e para refletir sobre a importância do Voluntariado como cidadania ativa e na comunidade.
Agradece-se a participação de todos(as) os(as) envolvidos neste dia dedicado ao Voluntariado!
–
CASES participa nas Jornadas da Cidadania em Moimenta da Beira
A CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social esteve em Moimenta da Beira, no dia 13 de junho, para participar nas Jornadas da Cidadania, evento organizado pelo Município de Moimenta da Beira.
Este evento, realizado no Auditório das Caves Terras do Demo, contou com dois dias de reflexão sobre a cidadania e outras questões de cariz social, onde a CASES participou para dar vida ao painel “Os jovens e o Voluntariado: Uma forma de apoiar os mais velhos”.
Agradece-se a participação de todos(as) os(as) que estiveram connosco neste dia!
–
Sessões de sensibilização para Organizações Promotoras de Voluntariado | Sernancelhe
No dia 16 de junho, a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, deslocou-se até Sernancelhe para dinamizar uma sessão de sensibilização para técnicos(as) do Município e do Banco Local de Voluntariado de Sernancelhe.
Em parceria com o Banco Local de Voluntariado de Sernancelhe, esta sessão teve como principal objetivo sensibilizar as entidades para questões relacionadas com o enquadramento jurídico do Voluntariado, nomeadamente o Programa de Voluntariado, Seguros Obrigatórios para a atividade do Voluntário, e muito mais.
Ainda nesta sessão, contou-se com uma intervenção especial da Estrutura Municipal de Voluntariado de Braga.
Agradecemos a presença de todos(as)!
–
MEDIDAS E PRÉMIOS | VOLUNTARIADO
Medida de Apoio ao Voluntariado
Está disponível o novo aviso de abertura de candidaturas para 2025 da Medida de Apoio ao Voluntariado, medida promovida pela CASES que visa o pagamento das despesas relacionadas com o seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil dos(as) voluntários(as).
SAIBA MAIS, aqui.
–
Medida Líder + Digital
A Medida «Líder + Digital», integrada no Programa “Emprego + Digital 2025”, aprovado pela Portaria n.º 246/2022, de 27 de setembro, alterada e republicada pela Portaria n.º 8/2024, de 15 de janeiro, é uma Medida que tem como principal objetivo contribuir para a formação de literacia digital de líderes – gestores e dirigentes – de vários setores de atividade económica, com o intuito de contribuir para a transformação e a melhoria da produtividade e competitividade através dos processos de transição digital. Para além disto, a Medida «Líder + Digital» pretende reforçar as qualificações e as competências digitais, acreditando que, com esta Medida, poderá trazer um desenvolvimento significativo na produtividade das organizações.
SAIBA MAIS, aqui.
–
Selo de Qualidade Academia Voluntária
A CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social já tem abertas as inscrições para o Selo de Qualidade Academia Voluntária.
Este prémio tem como principal objetivo distinguir instituições de ensino superior que demonstrem boas práticas relacionadas com Voluntariado.
As inscrições estão abertas até ao dia 31 de julho de 2025.
SAIBA MAIS, aqui.
–
Galardão Autarquia Voluntária
A CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social abre candidaturas para o Galardão Autarquia Voluntária.
Esta iniciativa tem como principal objetivo distinguir autarquias ou municípios que tenham demonstrado e incutido, durante todo o ano, boas práticas de Voluntariado.
As inscrições estarão abertas até ao dia 17 de outubro de 2025.
SAIBA MAIS, aqui.
–
FORMAÇÕES E OUTRAS ATIVIDADES
Projeto Y.ES – Diz Sim à Economia Social
O Projeto Y.ES é uma iniciativa da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e das suas entidades cooperadoras, que tem como principal objetivo dar a conhecer aos jovens o Setor da Economia Social.
Através de uma sessão temática / workshop realizada em solo universitário / politécnico, pretende-se registar e tornar conhecido o importante papel do Setor da Economia Social, não só para a comunidade e para a economia no seu todo, mas também para a aquisição de competências e enquanto potencial empregador / participação em estágios curriculares ou profissionais por parte dos jovens que ainda estão a começar a sua carreira profissional.
A CASES, juntamente com as entidades cooperadoras, encontra-se disponível para realizar esta sessão temática / workshop para os docentes e discentes das instituições de Ensino Superior, promovendo, nesta sessão, uma parte teórica do Setor, mas também trazendo exemplos práticos, fomentando a participação de entidades locais de Economia Social.
SAIBA MAIS, aqui.
–
GOES: Gestão de Organizações de Economia Social | CASES
O projeto FORMAES da CASES abriu inscrições para a próxima edição do curso Gestão de organizações de Economia Social (GOES).
O curso, em formato à distância e com uma duração de 50 horas, tem como principal objetivo sensibilizar os/as dirigentes e quadros técnicos para as temáticas da economia social; melhorar os procedimentos de gestão e administração das organizações de economia social e desenvolver e promover competências de gestão dos/as seus/suas técnicos/as e dirigentes para a otimização dos recursos humanos, técnicos e financeiros.
As inscrições decorrem até ao dia 1 de agosto de 2025.
Ações a decorrer:
Ação 1 – decorre entre 18/09/2025 e 27/03/2026;
Ação 2 – decorre entre 13/10/2025 e 16/04/2026.
SAIBA MAIS, aqui.
–
GPOES: Gestão de Projetos de Organizações de Economia Social | CASES
O programa FORMAES da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, está a promover uma nova ação de formação para o curso Gestão de Projetos de Organizações de Economia Social (GPOES).
Este curso tem como principal objetivo sensibilizar os(as) dirigentes e quadros técnicos para as temáticas da economia social; melhorar os procedimentos de gestão e administração das organizações de economia social; desenvolver e promover competências de gestão dos(as) técnicos(as), através de um programa de excelência sobre a Gestão de Projetos de Organizações de Economia Social, começando pela teoria, sendo esta os fundamentos e planeamento da Gestão de Projetos, e por fim, com a execução e a conclusão de um projeto na sua prática.
A formação está destinada a dirigentes, técnicos(as) de entidade da economia social e será um curso em horário laboral e de formação à distância.
Ações a decorrer:
Ação 2 – decorre entre 13/10/2025 e 20/11/2025
SAIBA MAIS, aqui.
–
IES: Introdução à Economia Social | CASES
O programa FORMAES da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, está a promover um novo curso de formação – Introdução à Economia Social.
Este curso tem como principal objetivo dar a conhecer o Setor da Economia Social, explicando os principais conceitos e princípios orientadores; diferenciar os vários tipos de entidades da Economia Social; enquadrar a Economia Social a nível jurídico e fiscal; e ainda explicar conceitos como empreendedorismo, inovação, desenvolvimento local, sustentabilidade e de impacto social, no contexto das dinâmicas e práticas de economia social.
A primeira ação terá uma duração total de 50 horas, e realizar-se-á entre os dias 30 de outubro e 28 de novembro de 2025, em formato online.
Para este novo curso já estão abertas as inscrições, que decorrerão até dia 28 de agosto de 2025.
SAIBA MAIS, aqui.
–
Formação ANIMAR
A Associação ANIMAR tem vindo a desenvolver um leque de formações para diretores, técnicos(as) e voluntários(as) de organizações do setor da Economia Social. Todas as formações disponíveis estão compiladas no site da ANIMAR.
SAIBA MAIS, aqui.
–
NOTÍCIAS INTERNACIONAIS
Inquérito Global: 10.000 Voices For Volunteering | IAVE
O IAVE – International Association for Volunteering Effort estende o prazo do seu inquérito global para dia 9 de julho de 2025.
Este inquérito tem como principal objetivo assinalar o Ano Internacional do Voluntariado, que se celebra em 2026, e, para isso, o IAVE pergunta a todos(as) os(as) interessados(as) quais são as mudanças ou as ações-chave que são necessárias para desenvolver e melhorar o Voluntariado a nível global.
O inquérito é totalmente voluntário, demorando cerca de 10 minutos para preencher, e é totalmente anónimo.
SAIBA MAIS, aqui.
–
OPORTUNIDADES DE VOLUNTARIADO
Ser voluntário(a) no Torneio Luso-Espanhol de Badminton
Onde: Évora, Portugal
Domínio: Desporto / Cultural
SAIBA MAIS, aqui.
–
Ser voluntário(a) no Festival Circ’Bô
Onde: Vilares de Vilariça, Alfândega da Fé
Domínio: Cultura
SAIBA MAIS, aqui.
–
Ser voluntário no Bô’Arte
Onde: Vilares de Vilariça, Alfândega da Fé
Domínio: Cultura
SAIBA MAIS, aqui.
–
Ser voluntário(a) na Humana Portugal
Onde: Índia, Malawi (…)
Domínio: Internacional
SAIBA MAIS, aqui.
–