1º semestre de 2022 revela o saldo demográfico global mais positivo dos últimos cinco anos.
Segundo o Relatório “Demografia do Setor Cooperativo – 1º Semestre 2022”, elaborado pela CASES, o primeiro semestre do corrente ano registou o saldo demográfico global mais positivo dos últimos cinco anos. Tal fica a dever-se a um número de cooperativas constituídas bastante alinhado com o observado no período homólogo de 2021, mas um número de cooperativas extintas quase três vezes inferior. Esta última diferença é em boa medida explicada pelo número anormalmente elevado de extinções registado no primeiro semestre de 2021 decorrente de processos administrativos de dissolução que não se verificaram na primeira metade de 2022.
O relatório analisa ainda o comportamento do processo de credenciação de cooperativas sediadas em Portugal Continental, atribuição pública da CASES, sendo de destacar no primeiro semestre de 2022 o retomar do seu normal funcionamento dado que, nos semestres anteriores de 2020 e 2021, este processo foi fortemente afetado pela crise sanitária que protelou os meses com maior número de pedidos e consequentemente mais credenciais emitidas.
Ademais, o número de credenciais emitidas superou os valores alcançados antes da pandemia, atingindo-se o valor mais alto alguma vez registado num primeiro semestre.