Voluntariado: Um espaço a conhecer | Greenpeace

By Voluntariado Comentários fechados em Voluntariado: Um espaço a conhecer | Greenpeace

«Voluntariado | Um espaço a conhecer» é uma rubrica que pretende dar a conhecer as organizações que promovem, defendem e fomentam a prática do Voluntariado, em Portugal, e no Mundo.

Na rubrica desta semana, falaremos sobre a Greenpeace, uma organização internacional não governamental (ONG) de cariz ambiental, que tem como principal objetivo envolver-se em projetos que reduzam o impacto ambiental e promovam a sustentabilidade e justiça ambiental.

Tudo indica que a Greenpeace nasceu em Vancouver, no Canadá, em 1972, e um dos seus fundadores foi Bob Hunter, um jornalista que acreditava que nada era impossível, e acreditava que a comunicação social poderia ser um meio de sensibilizar as pessoas para os problemas existentes no mundo.

E, desta forma, através, não só das ideias de Bob, mas também de outros fundadores como David McTaggart, Dorothy e Irving Stowe, com uma visão de mudança para o mundo, nasceu a «Greenpeace», que, atualmente, é reconhecida em todo o mundo como uma das ONGs mais influentes na área da proteção ambiental.

A Greenpeace desenvolve projetos em todo o mundo, especificamente nas áreas:

– Energia e clima: Pretende colocar um fim em projetos de energia fóssil, bem como a capitalização e lucro excessivo de projetos de energia nuclear. Para além disto, a Greenpeace pretende sensibilizar para a utilização e desenvolvimento de energias renováveis, que, por sua vez, são menos poluentes para o ambiente.

Para além da energia, a Greenpeace preocupa-se com as alterações climáticas e pretende reduzir o impacto das alterações através da sensibilização nas mudanças de comportamento humano e capitalista (por exemplo, a diminuição de produção de plástico).

– Biodiversidade: Tem como objetivo preservar o meio ambiente e a sua biodiversidade, tal como florestas, oceanos, e proteger e restaurar os mais valiosos ecossistemas, de forma a garantir a sustentabilidade do clima e da biodiversidade.

– Social e Económico: Pretende mudar a forma como os governos e empresas em todo o mundo retiram lucro da desvalorização ambiental e do consumismo excessivo, devido ao sistema económico atual. Acredita que apenas com um equilíbrio entre a vida humana e o meio ambiente se poderá chegar à sustentabilidade ambiental.

Neste momento, a Greenpeace apresenta várias subsidiárias em todo o mundo, onde apresenta entidades em vários países da Europa.

Em suma, a Greenpeace pretende atuar internacionalmente em prol da justiça e da sustentabilidade ambiental.

Para saber mais sobre a Greenpeace (Internacional), poderá consultar o seu site, aqui.

  • Share: