«Voluntariado | Um espaço a conhecer» é uma rubrica que pretende dar a conhecer as organizações que promovem, defendem e fomentam a prática do Voluntariado, em Portugal, e no Mundo.
Na rubrica desta semana, falamos sobre a Quercus, uma organização não governamental bastante conhecida pelos portugueses(as), pois é uma entidade que nasceu precisamente em Portugal, em 1985.
A Quercus, ao longo da sua vida, dedicou-se sempre à questão ambiental e à defesa, conservação do Ambiente e dos seus recursos naturais, acreditando que a conservação dos mesmos é um ponto importantíssimo para a vida humana.
Estes objetivos são postos em prática pela Quercus através de projetos que apelem à sensibilização da comunidade pela questão ambiental, abrangendo diversas áreas e temáticas atuais e que se consideram preocupantes para o atual, nomeadamente a biodiversidade, a energia, a água, os resíduos, as alterações climáticas, as florestas, o consumo sustentável, a responsabilidade ambiental, entre muitas outras.
Atualmente, a Quercus já detém 18 núcleos regionais no país, incluindo nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, onde calcula a realidade ambiental de cada uma destas regiões e aplica projetos de acordo com o mesmo.
Neste momento, a Quercus detém um Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CRAS). Este Centro permite o apoio a animais selvagens que estejam feridos ou em situação de perigo de vida, onde o objetivo é proceder à sua recuperação, e por fim, devolvê-lo ao seu habitat natural. No CRAS, há abertura para a participação de voluntários(as), onde os(as) mesmos(as) terão oportunidade de trabalhar com os animais.
Para saber mais sobre a Quercus, poderá ler mais sobre, no seu site, aqui.