Distrito de Santarém


Cartaxo - Bolsa de Voluntariado


O Município do Cartaxo criou uma Bolsa de Voluntariado para apoiar as instituições privadas de Solidariedade Social e outras instituições de apoio social. Os/as voluntários/as ajudarão na entrega de alimentos a famílias desfavorecidas, no apoio a idosos/as e munícipes com fragilidades de saúde ou a famílias em quarentena, e nas deslocações necessárias à aquisição de bens de primeira necessidade ou medicamentos.

Se quer ajudar, contacte [email protected]

Constância | Não saia de casa, nós vamos por si!


Medida da câmara que pretende ajudar a população com mais de 65 anos e doentes crónicos.

A ação conta com o apoio do Banco Local de Voluntariado e está em funcionamento de segunda a sexta-feira, através do número de telefone 965 228 588.

Entroncamento – Banco Local de Voluntariado


O banco de voluntariado, criado na sequência da Linha de Apoio Social de Emergência COVID-19, apela ao registo de voluntários/as para apoiar pessoas idosas, pessoas com deficiência, e famílias em situação de maior vulnerabilidade, prestando apoio com refeições, bens alimentares, medicamentos e apoio psicossocial.

Formulário de inscrição online e ficha de Inscrição para impressão

E-mail: [email protected]

Salvaterra de Magos – Projeto Voluntariado “Há de Haver”


Um grupo de voluntários/as intitulado “Há de Haver” ajuda as pessoas mais necessitadas e esclarece algumas dúvidas sobre a pandemia do coronavírus.

Saiba mais aqui

Cartaxo – Bolsa de Voluntariado


O Município está a angariar voluntários/as para a bolsa que criou para ajudar as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho e munícipes em situação de isolamento.

Entrega de alimentos e, em situação de ruptura, adquirir bens de primeira necessidade ou medicamentos e ajuda para as IPSS, são algumas das tarefas de voluntariado.

Se quer ajudar, contacte a Ação Social e Saúde do município: 243 701 260.

Vila Nova da Barquinha – Apelo a Voluntariado


O Município apela à inscrição de voluntários/as, preferencialmente, profissionais de saúde, para criar uma bolsa de voluntariado de ajuda e auxílio aos mais vulneráveis e às Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Para colaborar, inscreva [email protected] (nome, contacto telefónico e especialidade na área profissional)

Mais informações: 967 333 370 | 249 720 358

Sardoal – Banco Local de Voluntariado


A Câmara Municipal apela à participação de todos/as, para trabalhar e/ou dar apoio nos equipamentos sociais das IPSS (como Lares de Idosos e outros), através do registo no Banco Local de Voluntariado.

Se está disponível para participar em ações de voluntariado e de solidariedade, inscreva-se através do email: [email protected].

Mação | Campanha voluntariado “Todos por Todos”


O Banco Local de Voluntariado do Município de Mação lançou a campanha “Todos Por Todos”, pedindo aos inscritos no banco local que demonstrem a sua disponibilidade e apelando a quem quer ajudar e não está inscrito para que se inscrevam. O apelo é para que, caso seja necessário, auxiliem na prestação de apoios às pessoas idosas e cidadãos mais vulneráveis ao contágio pelo novo coronavírus.

Contactos: Serviço de Ação Social – Câmara Municipal de Mação 241 577 281 / 241 571 541 ou [email protected]

Torres Novas - Protocolo de voluntariado com Cruz Vermelha


O protocolo de parceria entre o município e a delegação local da Cruz Vermelha surge da necessidade de coordenar ações de voluntariado locais para atuar, durante a pandemia de covid-19, no apoio diverso à população mais vulnerável da comunidade de Torres Novas.

A Cruz Vermelha Portuguesa coordena as ações de voluntariado, e o município apoia logisticamente e financeiramente, de acordo com as necessidades emergentes.

Abrantes – “Adopta um Avô”


Um grupo de jovens de Abrantes criou o projeto Adopta um Avô, recorrendo aos telemóveis pessoais. A iniciativa pretende combater a solidão, em que jovens voluntários/as telefonam a pessoas idosas, fazendo-lhes, assim, companhia.

O projeto é aberto a quem queira participar.

Contacte a organização no Facebook SDPJuventude e Vocações de Portalegre Castelo Branco.

Chamusca - Rede de voluntariado para confecionar máscaras


O Município da Chamusca lançou o apelo a toda a comunidade do concelho para colaborar, em regime de voluntariado, na confeção de máscaras em tecido, para uso social e comunitário, face à pandemia Covid-19. São fornecidos os tecidos, as linhas e os elásticos, entregues aos/às voluntários/as em condições de segurança e higiene, em data e hora a combinar.

Para inscrições ou mais informações, contactar 966 328 966 ou [email protected].

Tomar – voluntariado para confecionar máscaras de proteção


O Município, através do Banco de Voluntariado de Tomar, está a desenvolver uma iniciativa para a produção de máscaras de proteção individual comunitárias/não-cirúrgicas, disponibilizando o material necessário. Se tem competências de costura, vontade, tempo para colaborar e quer participar nesta iniciativa, inscreva-se no Banco de Voluntariado de Tomar.

Para mais informações ou esclarecimentos, contactar o Gabinete de Ação Social através do 249329887 / 919954094 ou [email protected].

Constância – Linha de apoio psicológico


A Câmara Municipal de Constância disponibiliza desde março uma linha de apoio psicológico às famílias e pessoas isoladas residentes no concelho.

Contacto 969 026 044, dias úteis das 10h às 20h.

Torres Novas – Bolsa de Voluntariado para Situações de Emergência


O Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) e o Serviço de Intervenção Social e Parceria Solidária do Município de Torres Novas, em articulação com a delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa, estão a organizar uma bolsa de voluntários para reunir recursos humanos e apoiar pessoas mais vulneráveis em situações de emergência diversas (pandemias, incêndios, catástrofes naturais, entre outros), com maior foco em época pandémica.

Iniciativa para maiores de 18 anos. Inscrições até 7 de março aqui. Os voluntários selecionados terão formação, seguro de acidentes pessoais, alimentação e equipamentos de proteção individual.

Mais informações: [email protected] ou 249 148 822.