A rubrica «Boas práticas de Voluntariado: Os Municípios em Portugal» é uma rubrica que pretende distinguir as boas práticas desenvolvidas pelas Autarquias Locais e Municipais, para o Voluntariado.
Ao abrigo do prémio «Galardão Autarquia Voluntária», a CASES colecionou as boas práticas desenvolvidas pelos 21 Municípios Galardoados com esta distinção em 2023.
2# Câmara Municipal de Mafra
Neste que é o segundo artigo desta rubrica, falamos sobre a Câmara Municipal de Mafra, Município pertencente ao distrito de Lisboa.
.
Solidariedade
Inovação
Responsabilidade
PRÁTICA:
PROJETO «COMVIVER 100 IDADE»
O projeto de voluntariado intergeracional ComVIVER 100 Idade foi criado em agosto de 2021 no âmbito Programa Municipal Idade+, enquadrado na Estratégia Municipal para o Envelhecimento Ativo e Saudável do Concelho de Mafra.
O Programa Idade+ contemplava diversas atividades para a promoção do envelhecimento ativo e saudável, entre as quais uma equipa multidisciplinar de acompanhamento de proximidade aos munícipes mais velhos. No decorrer desse acompanhamento, foi identificada pela equipa a necessidade de proporcionar momentos de convívio e partilha de informação, conhecimento e experiências pelas pessoas mais velhas que viviam isoladas, de forma a minimizar o sentimento de solidão e a valorizar o papel social da pessoa idosa.
Sendo também objetivo do Programa Idade+ criar atividades de voluntariado intergeracional que promovessem o contacto entre as várias gerações, reconhecendo que o envolvimento dos mais velhos em todos os domínios da vida da sociedade potencia interações e constitui-se como uma mais-valia para as gerações mais jovens, uma vez que a experiência de vida dos mais velhos transmite saberes que dificilmente os mais jovens obtêm por outras vias, foi criado o projeto ComVIVER 100 Idade, com o objetivo de desenvolver as competências sociais e relacionais dos jovens, através de partilha de tempos e de saberes com os mais velhos, promovendo valores como a amizade, a alegria, a compreensão, a tolerância, o convívio e o respeito mútuo.
.
TESTEMUNHO
Carlota Maia, voluntária no Projeto ComVIVER 100 Idade desde 2024
A Carlota tem 21 anos, estudante de Mestrado e procurou o Voluntariado como uma oportunidade para crescer e aprender mais, pois ainda nunca tinha realizado nenhuma experiência nesta área.
Foi nesta intenção que Carlota encontrou o Município de Mafra, mais precisamente o Banco Local de Voluntariado, onde viu que estavam à procura de voluntários(as) para integrar o projeto ComVIVER 100 Idade.
Na altura, Carlota procurava ações de voluntariado que tivessem como principal beneficiário as crianças, mas não foi a falta de ações nesta categoria que a fez mudar de ideias. Antes de entrar no ComVIVER 100 Idade, Carlota esteve um mês a dar apoio a candidaturas à habitação social – onde aprendeu que ainda há muitas pessoas que não têm habilitação literária nem conhecimento básico digital.
Foi em dezembro de 2024 que Carlota entrou no projeto COMViver 100 Idade, onde tem estado a fazer companhia em dupla à Dona Eulália – uma senhora da Ericeira, onde a conversa entre as voluntárias e a beneficiária prevalece mais do que fazer outras atividades.
E esta atividade tem sido algo que tem surpreendido a Carlota em termos positivos. «Fazemos sempre uma hora de voluntariado, mas por vezes até é mais, porque conversamos muito com a Dona Eulália. O facto de termos sempre um tema para falar com os(as) idosos(as) é uma vantagem. É uma diferença de idade muito grande – entre voluntários(as) e idosos(as) – e acabamos sempre por aprender alguma coisa. Os(as) idosos(as) têm muito para nos dar e nós a eles(as)».
Esta ação terá a duração de seis meses, sensivelmente, mas a Carlota assegura que está disposta a continuar, seja neste projeto da ComVIVER 100 Idade, seja noutros projetos que o Município de Mafra tenha para oferecer, noutras valências.
Quando questionada sobre se recomendaria o Voluntariado, Carlota não tem dúvidas: «Recomendaria o Voluntariado a toda a gente. Acabamos por ter uma expetativa do que vai ser, mas, no final, acaba sempre por nos surpreender. O que damos parece um gesto simples, mas faz toda a diferença. Recomendo qualquer tipo de voluntariado, tenha a duração que tiver. Vale a pena».
Agradece-se, novamente, o contributo da Carlota para a recolha deste testemunho.
.
INFORMAÇÕES E CONTACTOS
Entidade: Banco Local de Voluntariado de Mafra
Sobre: O Município de Mafra desenvolve atividade na área do voluntariado desde setembro de 2008, sendo que desde essa data até outubro de 2019 a atividade era desenvolvida no âmbito da Bolsa de Voluntariado do Concelho de Mafra. Em outubro de 2019, na sequência da implementação do Programa Idade+ que previa a criação de ações de voluntariado intergeracional, procedeu-se à reformulação da, então, Bolsa de Voluntariado do Concelho de Mafra.
Dada a transferência das competências de prossecução de políticas na área do voluntariado para a CASES, conforme Decreto-Lei n.º39/2017, de 4 de abril, foi deliberado pela Câmara Municipal de Mafra a criação de um Protocolo com a CASES constituindo-se desse modo o Banco Local de Voluntariado do Concelho de Mafra.
Como principais destinatários(as) os(as) voluntários(as) e as organizações promotoras de Voluntariado, de forma a promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado, o Banco Local de Voluntariado de Mafra tem também como principais objetivos estimular o desenvolvimento do espírito e das práticas de voluntariado; contribuir para a formação cívica e social e fomentar a troca de experiências.
A inscrição no Banco Local de Voluntariado de Mafra poderá ser conseguida através do registo no site.
Email: [email protected]
Número de telefone: 261 818 340 / 800 261 262
Site: https://www.cm-mafra.pt/
.
A CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, apoia esta boa prática como entidade que detém a prossecução de políticas públicas para a área do Voluntariado.
Para saber mais sobre o «Galardão Autarquia Voluntária» e os Municípios que foram distinguidos em 2023, poderá ler mais, aqui.
Se é uma entidade municipal que desenvolve projetos na área do Voluntariado, saiba os requisitos, aqui.